Confrontos entre ambulantes e seguranças da ViaMobilidade assustam passageiros da Linha 8-Diamante em SP

O combate ao comércio ilegal dentro dos trens da ViaMobilidade em São Paulo tem escalado para a violência e assustado os passageiros da Linha 8-Diamante.

Segundo relatos ouvidos de passageiros, os ambulantes têm andado em grupos e revezado a venda de produtos nos trens. Quando são flagrados pelos agentes da ViaMobilidade, reagem às apreensões com violência .

Um dos episódios aconteceu no dia 16 de janeiro, quando um grupo de vendedores ambulantes armados com pedaços de madeiras, vidros e pedras agrediu agentes de atendimento e segurança (AASs) na Estação Imperatriz Leopoldina.

Os agentes de segurança da ViaMobilidade foram encurralados dentro do trem e os passageiros que circulavam pelo local às 13h30 presenciaram todo o confronto.

Nesse episódio, um dos agentes da concessionária foi ferido e encaminhado ao pronto socorro. Ele passou por exames e foi liberado em seguida. A empresa registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia de Polícia do Metropolitano de São Paulo (Delpom).

De acordo com apuração da TV Globo, os ambulantes têm se juntado porque, quando são pegos vendendo material dentro dos trens, eles narram que têm sido tratados com truculência pelas equipes de segurança da empresa, principalmente no trecho entre as cidades de Itapevi e Osasco.

O que diz a Via Mobilidade
Por meio de nota, a ViaMobilidade “lamentou que os agentes de atendimento e segurança sejam ameaçados e agredidos enquanto exercem suas funções que visam prezar pela segurança e pelo bem-estar dos passageiros, além do bom funcionamento da operação”.

A empresa acrescentou ainda que “as campanhas de conscientização, por meio de avisos sonoros e comunicação dentro dos trens, têm também um papel importante para orientar os clientes a não comprarem os produtos oferecidos pelos ambulantes, uma vez que prejudicam a operação, conforto e segurança dos próprios passageiros”.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Polícia prende motorista de carreta envolvida em acidente com ônibus de universitários que deixou 12 mortos no interior de SP

Homem baleado dentro da estação Vila Matilde do Metrô morre em SP; vítima brigou com PM aposentado, que foi preso por homicídio

Acidente entre caminhão e ônibus com universitários deixa 12 mortos em rodovia no interior de SP