Confusão com ‘pistolas de bolas de gel’ termina com 18 pessoas detidas e um ferido em SP

Uma confusão causada pelo uso de armas de brinquedo que disparam bolas de gel terminou com 18 pessoas detidas, entre elas seis adolescentes, e um homem ferido nos olhos no Jardim São Luis, Zona Sul de São Paulo, nesta terça-feira (10).

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, policiais militares foram acionados para dispersar uma briga no bairro. Assim que notaram a viatura, diversas pessoas que estavam com as chamadas “pistolas de bola de gel” tentaram fugir, mas foram contidas.

No local, as equipes souberam que o grupo estava efetuando disparos contra um estabelecimento comercial em que estava uma pessoa, que acabou sendo atingida nos olhos. O estado de saúde dela não foi divulgado.

Todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia, entre eles os menores de idade, que precisaram ser acompanhados pelos responsáveis.

Os detidos afirmaram à polícia que “brincavam” com as “pistolas de bola de gel”, quando dois jovens que estavam no estabelecimento comercial se envolveram em uma discussão e, por isso, teriam reagido.

Ainda conforme a SSP, devido à versão conflitante dos detidos, as equipes apreenderam imagens de câmera de segurança para realizar a análise e os envolvidos foram liberados. Dez armas de brinquedo foram apreendidas.

O boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal e ameaça no 11° Distrito Policial, em Santo Amaro, que segue com as investigações para apurar as responsabilidades.

‘Pistolas de bolas de gel’
Conforme a SSP, essa não é a primeira vez que o uso de armas que disparam bolas de gel causa confusão, o que tem preocupado as autoridades.

Devido à semelhança com pistolas reais, o objeto pode assustar a população e causar acidentes. Ainda não há legislação específica sobre a venda dos itens.

Em 29 de agosto, um jovem de 20 anos foi detido por apontar o projétil a policiais militares na região do Jardim Miriam, também na zona sul.

Na ocasião, a PM foi acionada porque diversos jovens estavam disparando essa munição em gel em pessoas que andavam pelo local. Quando as equipes chegaram, a multidão que brincava se dispersou.

No entanto, os policiais notaram que dois homens fugiram em uma moto, quando um deles apontou a arma de brinquedo.

Houve uma breve perseguição até que os envolvidos perderam o controle da moto. O motorista conseguiu fugir a pé, e o homem que estava na garupa foi detido e encaminhado à delegacia.

“Esse tipo de brincadeira pode ensejar vários problemas, desde acidente de trânsito, ferimentos e até um mal-entendido. Quem vê pode pensar que é um arrastão, por exemplo”, explicou o capitão Felipe Neves, do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar de São Paulo, em nota divulgada pela SSP.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Força-tarefa identifica e procura segundo suspeito de participar da execução de delator do PCC

Mulher que estava com estudante no hotel em que ele foi morto diz ter medo de sofrer retaliação e cita ‘falta de preparo’ de PMs

Mortes pela PM de SP aumentam 46% em 2024, segundo ano da gestão Tarcísio