Convênio garante assistência terapêutica para dependentes químicos em Guarulhos

A cidade de Guarulhos ganhará até o final do primeiro semestre de 2023 uma inédita residência terapêutica para dependentes químicos em situação de rua. O convênio com o governo do Estado de São Paulo foi assinado nesta sexta-feira (20) pelo prefeito Guti, ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Fábio Cavalcante, e do secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Gilberto Nascimento.

“É um trabalho árduo de recuperação da vida dessas pessoas e que precisa de atenção. Aqueles que serão atendidos permanecerão durante dois anos em um tratamento completo para que consigam superar as dificuldades impostas pelo vício e pela vivência na rua”, afirmou Guti durante o ato. “Nós vamos pegar essas pessoas pelas mãos e oferecer acompanhamento, acolhimento e tratamento”, completou Nascimento.

O projeto prevê três espaços que representam as três fases do projeto: Acolher, Despertar e Transformar, que trabalharão a cura do vício químico e a saída da rua. O projeto terá capacidade para atender 45 pessoas simultaneamente, sendo dez na primeira fase, 20 na segunda e 15 na última, que receberão atendimento psicossocial e terapêutico com foco no combate ao consumo de substâncias psicoativas e na reinserção social do indivíduo, auxiliando os atendidos, seus familiares e a comunidade do entorno para a superação do problema.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro