Correria, bombas e gás de pimenta: confusão e desespero de moradores após clássico na Vila Belmiro, SP

por Redação

O jogo entre o Santos e Corinthians terminou em confusão dentro do gramado da Vila Belmiro, na noite desta quarta-feira (21), e continuou nas ruas próximas ao estádio, em Santos, no litoral de São Paulo. Dezenas de torcedores entraram em confronto com a Polícia Militar. Houve correria, bombas de efeito moral e gás de pimenta, que provocou medo e desespero nos moradores do bairro.

Imagens obtidas pelo g1 nesta quinta-feira (22) mostram momentos da confusão (veja o vídeo acima). Em uma delas, torcedores atirando tapumes metálicos no chão e bombas sendo disparadas. Já no canal 1, é possível ver algumas pessoas fugindo da fumaça provocada pelas bombas.

Outro vídeo ainda mostra torcedores atirando objetos e utilizando um contentor de lixo como escudo. Moradores que vivem em ruas ao redor do estádio relataram momentos de desespero e medo.

Segundo uma moradora, de 63 anos, que não quis ser identificada, o confronto começou por volta das 22h30, logo após a saída da torcida organizada do Santos Futebol Clube do estádio.

“Foi um corre corre, uma gritaria na rua. É um absurdo a quantidade de bombas de gás lacrimogênio que jogaram em torno da Vila. Aqui tem casas de família, crianças, idosos, animais. Toda a vizinhança passando mal”, contou ela.

A mulher disse ainda que a esquina entre a rua Joaquim Távora com a Avenida Pinheiro Machado, no canal 1, ficou com muita fumaça, cheiro forte e ninguém podia sair de casa. “Não tinha como respirar, ficou tudo branco. Uma situação insustentável e que tem que haver punições. A lei tem que ser respeitada. Isso precisa parar, é uma vergonha para todos”, falou a moradora.

Ela disse ainda que a organização já previa que isso fosse acontecer, uma vez que o time do Santos não estava em um bom momento. “Por que não tomaram providências antes do clássico? Eles já sabiam que o momento era delicado, que poderia dar confusão, porque os dirigentes e as autoridades deixam um jogo desses acontecer com torcida? Um perigo e irresponsabilidade”, finaliza.

O g1 procurou a Polícia Militar e o Santos Futebol Clube, mas não obteve retorno até a última atualização dessa reportagem.

Dentro de campo
Torcedores do Santos protestaram na Vila Belmiro durante a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, na quarta-feira (21), pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os integrantes da torcida arremessaram bombas e objetos no gramado da Vila Belmiro depois do término do clássico e tentaram impedir a volta dos jogadores para o vestiário.

O árbitro Leandro Pedro Vuaden já havia decidido terminar o jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro por causa dos protestos na Vila Belmiro. O Santos perdia o jogo e aos 44 minutos, o juiz apitou o fim do clássico.

O elenco do Peixe, então, teve de permanecer no centro do gramado enquanto aguardava o fim dos protestos nas arquibancadas. Mas, isso não aconteceu. A Polícia Militar fez um corredor para tentar proteger os jogadores na volta ao vestiário, mas não foi o suficiente para impedir que objetos fossem arremessados.

Fonte: G1

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório