Defesa Civil de SP alerta para chuvas intensas a partir desta terça-feira

Chuvas intensas, acompanhadas de raios, granizos e fortes rajadas de vento, devem atingir todo o estado de São Paulo a partir desta terça-feira (27), informou a Defesa Civil do Estado de São Paulo. Segundo o órgão, o alerta de temporal permanece até sexta-feira (30).

A chuva deve ser intensa principalmente nas regiões de Campinas e Sorocaba, onde o acumulado esperado é de 155 mm. Já na capital paulista e região metropolitana de São Paulo, além das regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e São José dos Campos, são esperados acumulados de 120 mm.

Nas regiões de Presidente Prudente e Marília, o acumulado de chuva deve atingir 100 mm. Também são esperadas chuvas intensas em Franca, Ribeirão Preto e Barretos (125 mm); na Baixada Santista (130 mm); em Itapeva e Registro (135 mm); em Araraquara e Bauru (140 mm); no vale do Paraíba (145 mm); e na serra da Mantiqueira (150 mm).

A Defesa Civil avisa que, com a chuva forte e intensa, existe risco de transtornos como deslizamento, desabamento, alagamento e enchente. A recomendação do órgão é para que a população fique atenta a qualquer sinal de perigo e não atravesse nem adentre áreas inundadas, nem enfrente enxurradas, já que a força da água pode arrastar uma pessoa ou um veículo.

As pessoas que moram em áreas de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses fatos, a população deve sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois das chuvas ou após qualquer tipo de desastre, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS.

Alertas de risco são enviados pelo SMS 40199. Para isso, basta mandar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Fonte: Com informações da Agência Estado

Notícias Relacionadas

Força-tarefa identifica e procura segundo suspeito de participar da execução de delator do PCC

Mulher que estava com estudante no hotel em que ele foi morto diz ter medo de sofrer retaliação e cita ‘falta de preparo’ de PMs

Mortes pela PM de SP aumentam 46% em 2024, segundo ano da gestão Tarcísio