Desbloqueios para novos consignados do INSS serão realizados somente com biometria

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Junior, decidiu que, a partir do dia 23 de maio, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal.

A decisão consta de despacho do INSS publicado nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU). A medida ocorre após o escândalo de descontos não autorizados nos benefícios do INSS.

“Haja vista a premente necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados, com o objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos, decido que, a partir do dia 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validada em bases do governo federal”, informa o despacho.

Fonte: VALOR

Notícias Relacionadas

Idosa descobriu que teve descontos indevidos do INSS por 30 anos após escândalo de fraudes

Servidor do INSS denunciou, ainda em 2020, desvios ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas

INSS: vítimas de fraude podem contestar descontos a partir desta quarta-feira; veja como fazer