Destaques da semana: Alckmin vai ao Nordeste, TSE julga Bolsonaro, e militar que deu água no 8/1 depõe

por Redação

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, viaja nesta semana para a Bahia e o Maranhão. De acordo com a pasta, ele vai cumprir “agendas relacionadas à neoindustrialização” nos dois estados nordestinos.

Na Bahia, nesta segunda-feira (9), Alckmin tem três compromissos em Camaçari, município a cerca de 50 km de Salvador. Pela manhã, ele participa do lançamento da pedra fundamental de três futuras unidades fabris de uma das maiores fabricantes de carros elétricos do mundo. À tarde, marca presença na celebração do início da produção da expansão de uma fábrica de pneus. Por fim, visita um complexo tecnológico industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Nesta terça (10), o vice-presidente viaja cedo para Balsas, cidade a cerca de 800 km de São Luís, onde participa do lançamento da pedra fundamental de uma empresa de produção de etanol de milho.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva — que se recupera de duas cirurgias, feitas no último dia 29 — não deve receber ninguém até o fim da próxima semana, segundo fontes afirmaram ao R7. Ele está em isolamento no Palácio da Alvorada, e a previsão é que volte a despachar do Palácio do Planalto no fim deste mês. Quando é preciso assinar alguma medida, como o programa de renegociação de dívidas Desenrola, o documento é recebido por assessores e entregue ao presidente.

Julgamento de três ações contra Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para esta terça (10) o julgamento de três ações de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Walter Braga Netto em relação às eleições do ano passado. A sessão será às 19h, na sede da corte.

Os três processos foram apresentados ao tribunal pelo PDT e pela Coligação Brasil da Esperança, por abuso de poder político dos dois acusados, que usaram a estrutura do Palácio da Alvorada para fazer lives em redes sociais e promover atos de campanha nas eleições passadas.

Em uma das ações, por exemplo, são questionados encontros com governadores e cantores sertanejos no Palácio da Alvorada. De acordo com o processo, afasta-se a ideia de que as reuniões tenham sido realizadas para tratar de assuntos privativos do cargo de presidente da República.

Em setembro, o relator desses processos, o ministro Benedito Gonçalves, reconheceu a conexão entre as ações e determinou que elas sejam analisadas em conjunto pelo TSE. Na semana passada, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, se manifestou contra a condenação dos dois.

Major presta depoimento

O major José Eduardo Natale de Paula Pereira presta depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta segunda (9). No dia 8 de janeiro, ele foi filmado dentro do Palácio do Planalto dando água a extremistas. O militar está preso.

Para este mês também estão previstas as oitivas do major Cláudio Mendes dos Santos, no dia 19, e do coronel Reginaldo Leitão, no dia 26.

O prazo inicial de 180 dias da comissão terminou na última sexta (6), mas os deputados distritais prorrogaram os trabalhos por mais 90 dias. Com a extensão, a CPI será encerrada em 5 de dezembro.

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório