Domingo tem Oficina de Danças Circulares no Bosque Maia

Neste domingo (26) a Secretaria da Saúde de Guarulhos promove mais uma edição da Oficina de Danças Circulares no Bosque Maia. A atividade é aberta ao público e acontece das 10h às 12h na Tenda Verde do Bosque Maia, na avenida Paulo Faccini, Centro.

Como tradição do último domingo de cada mês, o programa Movimenta Saúde e os focalizadores de Guarulhos realizam a ação a fim de elevar a qualidade de vida dos munícipes ao oferecer espaços de promoção da saúde, valorizar particularidades e abranger públicos heterogêneos de diferentes faixas etárias.

Nas danças circulares os participantes são instruídos a dançarem juntos, em círculos, internalizando os movimentos, liberando a mente, o corpo e as emoções. Por meio do ritmo, da melodia e dos movimentos, os integrantes da roda são estimulados a respeitar, aceitar e honrar as diversidades.

Em alusão ao Março Lilás, o mês de conscientização e combate ao câncer de colo do útero, esta edição da oficina destaca ainda a importância das mulheres manterem cuidados integrais com a saúde com o objetivo de prevenir doenças e consolidar hábitos saudáveis.

Danças circulares no município

Segundo a focalizadora e gerente do Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics), Denise Antunes, as danças circulares de Guarulhos se destacam pela diversidade de integrantes. “Trata-se de uma atividade acolhedora, que traz benefícios e favorece novas relações sociais. Além disso, nutre uma relação harmoniosa dentro do principal parque da cidade e reafirma a ética das danças circulares, que é a inclusão social”, disse.

Ainda segundo Denise, as danças circulares de Guarulhos se consolidaram como um espaço de encontro mensal e, desta forma, o trabalho desempenhado pelas focalizadoras do município tem atraído não apenas guarulhenses, mas também pessoas de outras cidades, estados e países. A experiência foi relatada no livro O Ser Dançante e o Espaço que Dança – Danças Circulares no Espaço Público do Estado de São Paulo, de Marcos Paulo Alves.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro