Guarulhos Transporte Entenda onde ficarão as estações e desapropriações da Linha 2-Verde em Guarulhos Redação9 de novembro de 2022027 visualizações Metrô divulgou plantas dos terrenos que foram incluído em decreto de utilidade pública e incluem as estações Ponte Grande e Dutra, além de um possível viaduto de acesso ao pátio. O Metrô de São Paulo divulgou as plantas das áreas desapropriadas para implantação da Linha 2-Verde no município de Guarulhos, após o governo do estado publicar um decreto de utilidade pública de um total 81.674 m² em terrenos no trajeto da futura obra. Este site localizou as áreas e produziu ilustrações que mostram com bastante proximidade os imóveis desapropriados e o possível trajeto do ramal. São cinco blocos de terrenos entre a divisa de Guarulhos e São Paulo e as proximidades do Shopping Internacional. Confira: VSE Castelo Branco Trata-se do provável poço de ventilação do final da via, onde haverá uma área de manobra de trens. O trecho após a estação Dutra deverá ter cerca de 650 metros, com seu final próxima à confluência das avenidas Castelo Branco e Guarulhos Estação Dutra Será a maior estação da segunda fase de expansão e local onde haverá a conexão com a Linha 19-Celeste. A parada contará com um terminal de ônibus e ficará em frente ao Shopping Internacional, às margens da Via Dutra. VSE Anton Philips O poço de ventilação terá sua localização ao sul da Via Dutra, na esquina da Rua Anton Philips com a Rua Primeiro Tenente-Aviador Aurélio Vieira Sampaio. Estação Ponte Grande A futura estação ocupará uma área de quase 17.000 m² que inclui três blocos e um trecho da Rua Joaquim Izidoro da Silva. Um desses blocos, ao lado da Paróquia São Geraldo, servirá de acesso secundário à estação. VSE São Pedro O último lote de desapropriações é o mais intrigante. Trata-se de uma série de terrenos em linha que inclui residências, um posto de combustível e uma pequena área ao lado do Rio Cabuçu, próximo à Avenida Educador Paulo Freire, que dá acesso da Marginal Tietê à Rodovia Fernão Dias. O decreto de desapropriação motivou várias perguntas ao presidente do Metrô, Silvani Pereira, por mencionar um trecho elevado, sendo que a Linha 2 nessa região será subterrânea. Segundo apurou este site, haverá de fato um viaduto ferroviário, mas destinado ao acesso dos trens ao Pátio Paulo Freire. O formato dos terrenos desapropriados sugere a implantação de uma via de saída que poderia cruzar a Avenida Paulo Freire em direção ao pátio.