Entenda onde ficarão as estações e desapropriações da Linha 2-Verde em Guarulhos

Metrô divulgou plantas dos terrenos que foram incluído em decreto de utilidade pública e incluem as estações Ponte Grande e Dutra, além de um possível viaduto de acesso ao pátio.

O Metrô de São Paulo divulgou as plantas das áreas desapropriadas para implantação da Linha 2-Verde no município de Guarulhos, após o governo do estado publicar um decreto de utilidade pública de um total 81.674 m² em terrenos no trajeto da futura obra.

Este site localizou as áreas e produziu ilustrações que mostram com bastante proximidade os imóveis desapropriados e o possível trajeto do ramal. São cinco blocos de terrenos entre a divisa de Guarulhos e São Paulo e as proximidades do Shopping Internacional. Confira:

VSE Castelo Branco

Trata-se do provável poço de ventilação do final da via, onde haverá uma área de manobra de trens. O trecho após a estação Dutra deverá ter cerca de 650 metros, com seu final próxima à confluência das avenidas Castelo Branco e Guarulhos

Estação Dutra

Será a maior estação da segunda fase de expansão e local onde haverá a conexão com a Linha 19-Celeste. A parada contará com um terminal de ônibus e ficará em frente ao Shopping Internacional, às margens da Via Dutra.

VSE Anton Philips

O poço de ventilação terá sua localização ao sul da Via Dutra, na esquina da Rua Anton Philips com a Rua Primeiro Tenente-Aviador Aurélio Vieira Sampaio.

Estação Ponte Grande

A futura estação ocupará uma área de quase 17.000 m² que inclui três blocos e um trecho da Rua Joaquim Izidoro da Silva. Um desses blocos, ao lado da Paróquia São Geraldo, servirá de acesso secundário à estação.

VSE São Pedro

O último lote de desapropriações é o mais intrigante. Trata-se de uma série de terrenos em linha que inclui residências, um posto de combustível e uma pequena área ao lado do Rio Cabuçu, próximo à Avenida Educador Paulo Freire, que dá acesso da Marginal Tietê à Rodovia Fernão Dias.

O decreto de desapropriação motivou várias perguntas ao presidente do Metrô, Silvani Pereira, por mencionar um trecho elevado, sendo que a Linha 2 nessa região será subterrânea. Segundo apurou este site, haverá de fato um viaduto ferroviário, mas destinado ao acesso dos trens ao Pátio Paulo Freire. O formato dos terrenos desapropriados sugere a implantação de uma via de saída que poderia cruzar a Avenida Paulo Freire em direção ao pátio.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro