Um erro inacreditável marcou a final do torneio masculino da NCAA, a principal liga de basquete universitário dos Estados Unidos. Em uma partida disputada até o fim na última segunda-feira, o Flórida Gators aproveitou a falha do jogador do Houston Cougars e virou o jogo no estouro do relógio, conquistando o título da competição por 65 a 63.
A equipe da Flórida recuperou uma desvantagem de 12 pontos no segundo tempo da partida, conquistando o terceiro campeonato nacional do basquete universitário. Na reta final do jogo, o armador Alijah Martin deu a liderança aos Gators com dois lances livres, faltando 46 segundos para o fim.
Foi quando a partida ficou caótica e o erro de Emanuel Sharp, do Cougars, custou o título. O jogador da equipe de Houston teve a chance de arremessar para três e empatar o jogo, mas desistiu do lance e perdeu a bola no estouro do relógio. Depois do turnover histórico, o time da Flórida iniciou o ataque e fez a cesta, confirmando o tricampeonato.
A partida ainda contou com a presença ilustre dos astros da NBA Hakeem Olajuwon e Victor Wembanyama, que assistiram juntos à final na arena.
Essa foi a terceira vez que o time de Houston chegou na decisão da NCAA. Nas oportunidades anteriores, em 1983 e 1984, quando também foi vice-campeã, Hakeem Olajuwon era um dos principais jogadores da equipe.
Fonte: GE