Escola Viva de Artes Cênicas apresenta o espetáculo Portas Abertas na sexta-feira

Treze histórias entremeadas por 11 fragmentos de cenas. Na próxima sexta-feira (16), às 20h30, os aprendizes do Núcleo de Pesquisa da Escola Viva de Artes Cênicas encenam o espetáculo Portas Abertas no Teatro Padre Bento, que apresenta resultados de um processo colaborativo em que os participantes foram provocados com perguntas norteadoras como O que te move? O que te dói? O que você não pode mais calar?

Sob orientação dos professores Paula Ibañez, Duda Moreno, Rafael Markhez, Dyego Yamaguishi e Luah Guimarãez, o exercício cênico elaborado pelos aprendizes traz temas que partiram de narrativas pessoais sobre ancestralidade, cicatrizes, machismo estrutural, transcendência, morte, vida e ritos de transição e de passagem. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

A cada fragmento de história o coletivo teve a liberdade e a coragem de aprofundar uma linguagem e não equalizar a turma num único lugar.

Iniciativa da Secretaria de Cultura de Guarulhos, a Escola Viva oferece cursos gratuitos de circo, dança e teatro com aulas destinadas a maiores de 18 anos que têm como objetivo a formação de natureza profissionalizante e integrativa nas artes cênicas.

Escola Viva de Artes Cênicas

Considerando que as artes da cena proporcionam vasto leque de possibilidades expressivas, relacionais e afetivas, a equipe de professores da Escola Viva de Artes Cênicas estruturou um curso livre alicerçado na prática, em que a formação provém da experiência e da reflexão a partir de encontros, do diálogo e da interação entre diferentes linguagens.

Aqueles que buscam formação na escola encontram um desbravamento de suas potencialidades expressivas, ampliando repertórios, cultivando desejos e construindo meios para que a arte possa fluir e fruir em diferentes formatos.

Desde 2021 a Escola Viva de Artes Cênicas propõe uma nova abordagem para a cidade de Guarulhos, a formação de dois núcleos artístico-pedagógicos: o núcleo de formação, no qual os participantes escolhem três ou mais disciplinas para estudar; e o núcleo de pesquisa, que objetiva estimular o desbravamento dos mares, ou seja, um estudo teórico e prático mais aprofundado sobre as linguagens das cenas, suas imbricações e reverberações.

Para conhecer a programação cultural que acontece em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro