Especialista lista 7 motivos para o empreendedor estar presente nas redes sociais

Não é novidade que as redes sociais fazem parte do dia a dia dos brasileiros. No Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. A taxa de usuários pelo total de habitantes é de 70,3%, uma das maiores dentre todos os países do mundo.

De acordo com a especialista em vendas nas redes sociais, Camila Silveira, as redes além de serem plataformas de entretenimento, são também ótimas ferramentas para fazer negócios. 

“O público que as utiliza, na maioria dos casos, também está sempre à procura de produtos ou serviços, e aproveita a comunicação das redes sociais, para ficar por dentro de promoções e novidades. Por isso, as redes sociais são ferramentas muito importantes para todo tipo de negócio e estabelecer presença nelas é fundamental”

Ela explica que os empreendedores, estando no início de seus negócios ou não, precisam estar cientes e preparados para os desafios que irão encontrar pela frente nas vendas de produtos ou serviços e na divulgação de suas marcas, principalmente as microempresas online.

“A ferramenta principal é o uso das redes sociais para fortalecer e promover seus negócios. Atualmente, as estratégias de marketing digital e de publicidade online fazem parte da rotina das empresas. E as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais nesse processo, tanto no auxílio em campanhas de vendas como na aproximação de seus públicos, trazendo retorno necessário em termos de reconhecimento de marca e fidelização com clientes”, pontua a especialista. 

Para começar a usar as redes sociais para empreender no seu negócio, você precisa entender o porquê de usá-las e como elas funcionam na prática. Camila elencou alguns dos motivos pelos quais você deve usar as redes sociais nas suas estratégias para empreender:

1. Seu público está presente em alguma rede social 

“Você já deve saber que é preciso conhecer o público-alvo da sua marca, para assim, oferecer produtos e serviços que interessam a eles. Além de conhecê-los, é preciso ir até onde eles estão, e eles certamente estão nas redes sociais. Sabendo disso, você deve descobrir em quais redes sociais seu público se encontra, ou seja, quais ele usa, para então, estabelecer presença nelas, e assim ser visto por eles. Além de atrair novos consumidores para sua marca, você poderá manter uma relação de fidelidade com as pessoas que já são clientes do seu negócio”.

2. Produção de conteúdos

“As redes sociais são plataformas de interação e conteúdo, ou seja, não basta apenas estar presente nelas e não agir. Sua empresa deve fazer publicação de conteúdos que interessem o seu consumidor, lembrando que cada rede possui suas particularidades. Investir tempo e planejamento do que vai ser publicado nestes canais é fundamental para atrair a atenção da sua audiência, estabelecendo assim uma rotina de comunicação e relacionamento com eles nas redes sociais. Estude as redes sociais que seu público utiliza, para assim, produzir os conteúdos adequados para cada plataforma. Cada uma tem suas características e comportamentos, logo, as estratégias devem ser diferentes para cada rede”.

3. Maior interação com o cliente

“Como dito anteriormente, para alcançar êxito na utilização das redes sociais, além de estar presente onde o seu público está e fazer com frequência a publicação de conteúdos, sua marca precisa estabelecer uma relação com eles. Buscar interagir com seus usuários fará com que sua empresa fique cada vez mais próxima deles. Portanto, estabeleça uma rotina para monitorar suas redes sociais e analisar curtidas, comentários, mensagens, menções e avaliações que sua empresa recebe, além, é claro, de respondê-las, para assim ter conversas e manter um relacionamento com seu público. Essa interação proporcionará um ótimo engajamento e ajudará a sua marca ficar mais conhecida”.

4. Ter um diálogo mais positivo com o seu público

“Como existem diferentes tipos de redes sociais, com diferentes funcionalidades e comportamentos dos públicos que as utilizam, a forma como sua empresa se comunica com eles deve ser de acordo com o perfil do seu negócio e das características que cada rede apresenta. Conhecendo a forma que o público que acompanha suas redes sociais reage às suas publicações, você saberá como conversar com esse público, como tratá-lo e como manter uma comunicação mais acertada com eles”.

5. O investimento é baixo

“As redes sociais, além de serem ótimas ferramentas de interação e de aproximação com o público de um negócio, dão a possibilidade de criar anúncios para alcançar ainda mais a sua audiência de forma segmentada, através de um baixo investimento. Isso ajuda muito a pequenos empreendedores que estão começando e possuem poucos recursos. Mais importante do que gastar pouco anunciando nas redes sociais, é saber fazer os anúncios da forma correta. Estudar e conhecer as ferramentas é essencial para planejar e executar campanhas adequadamente, além de evitar o desperdício de dinheiro e conseguir alcançar ainda mais o seu público”.

6. Maior visibilidade para seu negócio

“Como as redes sociais são muito populares e utilizadas por pessoas ao redor do mundo, conforme suas ações forem colocadas em prática, seu negócio se tornará mais conhecido e alcançará mais visibilidade. O seu negócio pode ficar conhecido por todo o Brasil e até no exterior, podendo encontrar clientes de vários lugares e ganhando assim, a preferência deles entre seus concorrentes. Basta ir aprimorando cada vez mais suas ações nas redes sociais para crescer gradativamente e assim obter resultados satisfatórios”.

7- Saiba o que seu público pensa sobre sua empresa

“Um dos grandes benefícios de usar as redes sociais, é a possibilidade de acompanhar e monitorar o que os seus consumidores falam sobre o seu negócio.

Nas redes sociais as pessoas adoram dar suas opiniões, fazer críticas, elogios, sugestões ou reclamações sobre qualquer coisa. Dessa forma, você saberá como melhorar suas estratégias e usar essas informações a seu favor, ajudando também a fortalecer o relacionamento com sua audiência. É simples e tranquilo empreender nas redes sociais. Independente do tamanho da sua empresa, é possível começar um trabalho online”. 

Camila explica que um fator que não deve ser deixado de lado, é sempre analisar e monitorar o que você está fazendo nas redes sociais. 

“Observe dados como: quantidade de postagens, alcance de publicações, melhores horários para postar, tipos de conteúdo, aumento de seguidores, quantidade de interações, entre outros. É importante sempre observar esses pontos e fazer os ajustes necessários nas suas ações com base nos resultados obtidos, para assim poder melhorar o desempenho cada vez mais e não cometer os mesmos erros”, pontua.

Ela afirma que quanto mais sua empresa investir em estratégias nas redes sociais, mais seguidores, interações e vendas irão acontecer. “Não desperdice essa oportunidade”, finaliza.

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