Família vítima do terremoto na Turquia encontra refúgio no Fundo Social de Guarulhos

O papel do Fundo Social de Solidariedade de Guarulhos é inquestionável, contribuindo sobremaneira para o resgate da cidadania, da autoestima e por proporcionar uma perspectiva melhor de vida para quem precisa. Exemplos são inúmeros e alguns dão com clareza o significado do órgão como um porto seguro.

Samira Alves Gülü, mãe de três crianças (Sofia, de sete anos, Ali [5] e Sara [2]), vivenciou momentos terríveis durante o terremoto que dizimou milhares de vidas na Turquia e Síria no último dia 6 de fevereiro. Ela, que morava desde 2017 na província de Hatay, no sul da Turquia, perdeu literalmente todos os bens materiais. Felizmente a família saiu ilesa da tragédia.

Brasileira e já tendo morado em Guarulhos, ela conseguiu ser repatriada com os três filhos e está morando na casa da falecida mãe no Jardim Lenize, um imóvel antigo e sem qualquer infraestrutura. Samira está totalmente descapitalizada, uma vez que a família tinha investido tudo na compra de um apartamento em Hatay, que foi destruído. Já seu marido, Mehmet Gülü, ficou na Turquia para cuidar dos pais idosos e em função do terremoto os empregos também desmoronaram e ele não está em condições de suprir as necessidades da família que está aqui.

“Realmente vivemos momentos terríveis, inclusive relatava nossa aflição em meu Instagram (@samytuca). Com a destruição de nosso apartamento mudamos para a casa de meus sogros, mas eles também tinham perdido sua residência. A alternativa foi voltar e conseguimos isso na Capital (Ancara). Ao chegar aqui com as crianças, há pouco mais de dez dias, precisava muito de ajuda e felizmente encontrei apoio no Fundo Social”, explicou Samyra.

Ao chegar a Guarulhos ela foi encaminhada por uma parente ao Fundo Social de Solidariedade para pedir apoio neste momento tão difícil. Ao chegar lá, para a sua surpresa, ela foi atendida pela presidente do órgão, Elen Farias, que a recebeu com muita atenção e carinho e ainda doou gêneros alimentícios, kits de limpeza e de higiene pessoal, além de brinquedos para as crianças. “É muito bom estar de volta ao Brasil, à Guarulhos de que tanto gosto. Estou recomeçando a minha vida e esse apoio inicial me dá muita esperança. A solidariedade que encontramos aqui tem sido fundamental. Gostaria de agradecer muito a todos”, finalizou Samira.

Além das doações, o Fundo Social deu orientações para que ela se cadastrasse nos programas sociais existentes na cidade a fim de atenuar seus problemas. “Esse é um trabalho que não tem como mensurar. Nós estamos aqui para atender quem mais precisa. É nossa missão”, resumiu Elen Farias.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro