Filmes contam a história do antigo sanatório e do Teatro Padre Bento

Dois filmes em exibição durante a programação do evento em comemoração aos 86 anos do Teatro Padre Bento, que acontece no próximo domingo (4), das 10h às 22h, no Jardim Tranquilidade, chamam a atenção por abordar a história do antigo sanatório, que funcionou entre 1930 e 1950, e do teatro, reaberto ao público em 2008. As sessões acontecem às 13h30 e são seguidas de roda de conversa.

Onde a Esperança Mora, de 1948, integra o acervo iconográfico do Instituto Lauro de Souza Lima. O curta-metragem de 13 minutos, produzido pela Carrari Filmes, fala sobre a endemia de hanseníase em São Paulo na década de 1940. Além do sanatório Padre Bento, de Guarulhos, o filme mostra também imagens do Asilo Colônia Santo Ângelo, de Mogi das Cruzes, entre outras localidades.

Dirigido pelo guarulhense Marcos Campos, Chão de Estrelas: O Teatro Padre Bento (2017, 13 minutos) é um documentário que narra parte da história do teatro quase centenário e seu significado dentro de uma comunidade de hanseníase marcada por desafios extraordinários.

Por meio de entrevistas íntimas e emocionantes com moradores e ex-moradores da colônia, o filme revela as memórias compartilhadas pelos protagonistas que vivenciaram e usufruíram do espaço do teatro ao longo das décadas. São contadores de histórias que relembram com saudosismo os tempos de glória e os desafios enfrentados por uma comunidade marginalizada.

Serviço

Para conferir a programação completa acesse bit.ly/teatropadrebento86.

O Teatro Padre Bento fica na rua Francisco Foot, 3, Jardim Tranquilidade.

Foto: Padre Bento – acervo Arquivo Histórico

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro