Fraudes no INSS Fraude no INSS: sistema do Dataprev apresenta instabilidade no primeiro dia de atendimento presencial a vítimas, diz ministro Redação30 de maio de 2025028 visualizações O sistema da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) apresenta instabilidade nesta sexta-feira (30), primeiro dia de atendimento presencial em agências dos Correios a aposentados e pensionistas vítimas de fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A informação foi divulgada pelo advogado-geral da União, ministro Jorge Messias, durante entrevista coletiva. De acordo com Messias, o problema é nacional e pode ter sido causado por “algum tipo de ataque hacker”. “Mas as equipes já estão trabalhando e vamos aqui trabalhar até o final do dia para que todos possam ser atendidos”, completou o ministro na manhã desta sexta-feira. O g1 entrou em contato com os Correios, o INSS e o Dataprev (estatal que cuida dos sistemas eletrônicos da Previdência) e aguarda retorno. Segundo a assessoria dos Correios, o sistema está voltando a funcionar, mas ainda apresenta lentidão e deve ser normalizado em breve. O g1 acompanhou o primeiro dia de atendimentos em uma agência dos Correios na região central de Brasília, onde não havia filas. Um aposentado ouvido pela reportagem não conseguiu verificar se teve desconto porque o sistema estava fora do ar. Ele foi orientado a voltar na próxima segunda-feira (2) 📮A ida a uma agência dos Correios é apenas uma opção adicional, principalmente para aposentados e pensionistas que não têm familiaridade com aplicativos. 💵Segundo o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é preciso correr e nem formar filas. Atendimentos nas agências dos Correios👴🏻👵🏻Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem buscar atendimento presencial em 5.033 agências dos Correios. O serviço começou nesta sexta e as unidades abrangem 66% dos municípios brasileiros. 🔎 O atendimento presencial relacionado a possíveis fraudes será realizado exclusivamente nas agências dos Correios. Os postos de atendimento do INSS não participam dessa ação. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, com o objetivo de oferecer suporte a quem enfrenta dificuldades com os canais digitais. O atendimento virtual, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, continua disponível com os mesmos serviços. ✅ Nas agências, os segurados poderão: Verificar se houve desconto não autorizado;Solicitar a contestação de cobranças;Confirmar autorizações previamente dadas;Acompanhar o andamento das contestações;Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais. Fonte: G1