GCM Ambiental resgata animal selvagem ferido e em risco de extinção no Bambi

Pela primeira vez em seus 13 anos o patrulhamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgatou um cachorro-do-mato, espécie selvagem ameaçada de extinção de acordo com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). O macho de aproximadamente dois anos foi encontrado nesta terça-feira (3) sangrando devido a um ferimento na cauda, que aparentava ter sido mordida por outro animal, e acuado embaixo de uma escada no quintal de uma residência do Parque Residencial Bambi.

A moradora solicitou a ajuda dos agentes, que o capturaram com um puçá (espécie de rede). “Ele estava manso e assustado. Tremia e aparentava sentir muita dor. O ferimento era grande, estava em carne viva. Com muito tato e cuidado nós conseguimos colocá-lo na caixa de transporte sem machucar”, relatou o guarda Maurício Marques.

Preocupada com o bicho e a preservação de sua espécie, a equipe o alimentou com frutas e água e o levou rapidamente para os cuidados de veterinários especializados do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras), em Barueri, onde foi acolhido e deverá restabelecer sua saúde para retornar à natureza.

Assim como outras espécies, o cachorro-do-mato precisa de grandes áreas de floresta contínua para viver. Portanto, o desmatamento, as queimadas e a poluição representam um risco à integridade física dos bichinhos. “Próximo ao local onde esse resgate ocorreu há construções urbanas que reduziram o território natural. Quando isso ocorre os animais que vivem na mata são obrigados a buscar refúgio e, infelizmente, muitos se perdem na cidade”, explicou Marques.

GCM Ambiental

A Central de Atendimento da GCM pode ser acionada todos os dias, 24 horas, para denúncias de crimes ambientais e solicitação de resgates de animais silvestres e selvagens em risco.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro