GCM apreende cinco aves silvestres em cativeiro no Parque Primavera

A Inspetoria de Patrulhamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu nesta terça-feira (8) cinco aves silvestres em situação de cativeiro na rua Ursa Maior, Parque Primavera. O resgate ocorreu durante um patrulhamento preventivo em um terreno público, quando agentes depararam com as gaiolas que continham aves de espécies não autorizadas pelo Ibama para criação doméstica: duas coleirinhas, um canário-da-terra, um picharro e um azulão. Os responsáveis pelo crime não foram localizados na área durante a ação. 

Os pássaros foram encaminhados ao Parque Ecológico do Tietê, onde estão sob os cuidados de veterinários e biólogos especialistas em aves silvestres e serão soltos na natureza após a equipe garantir a saúde plena e a capacidade de independência dos animais.

Apanhar espécies da fauna silvestre sem a devida permissão de órgãos ambientais competentes é crime contra a natureza, de acordo com o artigo 29 da lei 9.605/98. Os infratores podem ser penalizados com detenção de seis meses a um ano, além de multa.

GCM Ambiental

O munícipe que encontrar algum animal silvestre deve ligar para a Central de Atendimento da Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, que funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro