GCM apreende dez pássaros silvestres em cativeiro ilegal e situação de maus-tratos na Vila São João Batista

Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreenderam no sábado (28) dez pássaros silvestres em cativeiro ilegal na Vila São João Batista. A equipe em patrulhamento preventivo pela rua Anhumas visualizou gaiolas e alçapões expostos em uma residência. Na averiguação, constatou tratar-se de crime ambiental.

Além dos dois canários-da-terra, sete coleirinhas e um tiziu estarem sem as anilhas de identificação do Ibama, apresentavam ainda situação de risco e maus-tratos em gaiolas em péssimo estado de conservação, tendo água e alimentação precárias.

Diante do quadro, o proprietário e os animais foram encaminhados ao 7° Distrito Policial, onde a autoridade de plantão lavrou boletim de ocorrência por crime ambiental, conforme o artigo 32 da lei federal 9.605/98, que classifica como crime o ato de praticar maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, cuja pena é a detenção de três meses a um ano e multa.

Após os procedimentos da Polícia Judiciária, os pássaros silvestres foram encaminhados pela GCM ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (Cetras) para atendimento médico veterinário e posterior soltura na natureza.

Notícias Relacionadas

Piscinas dos CEUs de Guarulhos ficam abertas para a população no verão

Prefeitura de Guarulhos prorroga prazo para cadastro de tamanhos do uniforme escolar até o dia 17

GCM realiza operações de ordem e paz contra a perturbação do sossego no Marcos Freire