GCM e Detran realizam fiscalização de trânsito da Lei Seca na Vila Galvão

por Redação

Agentes da Inspetoria de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos e do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) realizaram na noite de sábado (29) uma operação integrada de trânsito para combater a combinação de álcool e direção. As ações de fiscalização viária ocorreram na rua Alberto Ferreira Lopes, na Vila Galvão, onde foram efetuados 438 testes de alcoolemia, dos quais 22 motoristas foram autuados por recusar passar pelo bafômetro e um por exceder a dosagem.

O objetivo dessa ação é prevenir e reduzir os acidentes causados por quem bebe e dirige, além disso o motorista sob efeito de álcool está cometendo uma infração gravíssima.

Consequências

Quem se recusa a fazer o bafômetro pode ter a CNH recolhida e sofrer as demais punições previstas no artigo 165 – A do CTB, por cometer infração de natureza gravíssima: multa por recusar bafômetro, ter o veículo retido e o direito de dirigir suspenso por 12 meses.

A penalidade por dirigir sob efeito de álcool e por se recusar a fazer o teste do bafômetro é a mesma. Já a multa por dirigir embriagado é aplicada quando o índice de álcool apontado no sangue passa a ser igual ou superior a 0,34mg por litro de ar expelido.

Leia também

Assine nossa Newsletter

* obrigatório