GCM realiza manobra de Heimlich e salva bebê de 25 dias com engasgo

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos socorreram um bebê de 25 dias asfixiado com leite materno na noite de terça-feira (21), na unidade operacional do Jardim City, após a mãe da criança buscar ajuda em desespero. Imediatamente foi iniciada a manobra de Heimlich, que obteve sucesso com a reanimação e o choro do recém-nascido.

Nomeada em homenagem ao médico norte-americano Henry Heimlich, a manobra consiste em fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.

Após o sucesso da manobra, a mãe e o bebê foram conduzidos à UPA Paulista na viatura da GCM com sinalização de emergência (sinais luminosos e sonoros acionados) e chegaram à unidade de saúde em três minutos, onde foram recepcionados pela equipe médica, que iniciou o atendimento especializado. Após algumas horas foi descartado o risco de morte da criança e seu quadro estabilizou, mas permaneceu internado e em observação. Aliviada, a mãe agradeceu às equipes e pôde descansar.

O efetivo da GCM é treinado para prestar atendimento pré-hospitalar em diversas situações até a chegada do socorro especializado. A manobra de Heimlich é um diferencial dessa qualificação, pois pode salvar com agilidade a vida de pessoas em situações em que a obstrução das vias respiratórias é grave e potencialmente fatal.

Para que os agentes mantenham-se atualizados sobre as técnicas, as aulas de atendimento pré-hospitalar são ministradas anualmente por dois guardas enfermeiros no curso de qualificação profissional.

A Central de Atendimento da GCM pode ser acionada pelo telefone 153, que funciona 24 horas, todos os dias da semana

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro