Transporte Gestão Tarcísio ainda não assinou contrato do Rodoanel Norte cinco meses após marteladas Redação7 de agosto de 2023075 visualizações Após quase cinco meses do leilão do Rodoanel Norte, as obras no local ainda não têm data para começar. Isso porque o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que desferiu fortes marteladas durante a cerimônia, ainda não assinou o contrato da concessão do trecho à iniciativa privada. A assinatura estava prevista para o início de julho, mas o prazo foi prorrogado até o dia 10 de agosto, a próxima quinta-feira, de acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Portanto, a três dias do fim do prazo, o acordo não foi selado. Após quase cinco meses do leilão do Rodoanel Norte, as obras no local ainda não têm data para começar. Isso porque o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que desferiu fortes marteladas durante a cerimônia, ainda não assinou o contrato da concessão do trecho à iniciativa privada. A assinatura estava prevista para o início de julho, mas o prazo foi prorrogado até o dia 10 de agosto, a próxima quinta-feira, de acordo com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). Portanto, a três dias do fim do prazo, o acordo não foi selado. O R7 questionou a Secretaria Estadual de Parcerias e Investimentos sobre o motivo da demora para Tarcísio assinar o contrato. Pelo atraso, o orgão culpou os questionamentos feitos pela segunda colocada no certame e informou que o governador assinará o contrato na quarta-feira (9) — veja a nota na íntegra abaixo. Tarcísio chegou a virar “meme” nas redes sociais após circularem as imagens dele batendo o martelo, com força desproporcional, na sede da B3, no centro da capital paulista, em 14 de março (assista abaixo). Na ocasião, a Via Appia Fip Infraestrutura foi a vencedora da licitação. No dia do leilão, Tarcísio disse que, com a concessão, seriam abertas 15 mil vagas de emprego, além de a obra gerar R$ 3,4 bilhões em investimentos. “Esse é o primeiro de muitos. Não dá mais pra admitir obra parada. E nós vamos concluir o Rodoanel”, disse o governador em uma rede social. Que felicidade que o primeiro martelo batido como governador seja para tirar do papel uma obra tão emblemática como essa. Serão 44 km, 15 mil empregos e R$3,4 bi em investimentos. Esse é o primeiro de muitos. Não dá mais pra admitir obra parada. E nós vamos concluir o Rodoanel. pic.twitter.com/AADT8fbSfi— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) March 14, 2023 Veja a nota da Secretaria de Parceria e Investimentos na íntegra: “A assinatura do contrato de concessão do Rodoanel Norte acontecerá nesta terça-feira (9). O prazo mais longo se deveu a uma série de recursos apresentados pela segunda colocada no leilão, o que acabou por atrasar o fim do processo licitatório. Vencida esta etapa de análise dos requerimentos, a assinatura será feita dentro do prazo estipulado no edital, que prevê a extensão do período por 30 dias, prorrogáveis por igual período. A data-limite é esta quarta-feira (10). A Via Appia FIP Infraestrutura, ganhadora do certame, será responsável pelo término das obras do Rodoanel Norte, além da manutenção e operação do trecho concedido pelo prazo de 31 anos. Ela terá até um ano para elaborar projeto de engenharia revisado para dar continuidade ao empreendimento. O consórcio vencedor ficará responsável por investir R$ 2 bilhões para a finalização das obras, além de mais R$ 323,4 milhões para a implantação de projetos auxiliares. No segundo critério de classificação, que foi o desconto do aporte do Governo de São Paulo, foi oferecido abatimento de 23,10% – restando, assim, uma subvenção de R$ 1,07 bilhão para o Estado. Além disso, o consórcio deverá investir R$ 1,8 bilhão ao longo da concessão para operação e manutenção da via.” Concessão do trecho norte do RodoanelA proposta da Via Appia Fundo de Infraestrutura e Participações venceu o leilão para concessão do Rodoanel. O projeto prevê a concessão dos serviços públicos de operação, manutenção e realização dos investimentos para a exploração do sistema rodoviário por 31 anos. Com 44 quilômetros de extensão no eixo principal, três a quatro faixas por sentido e sete túneis duplos, o Trecho Norte do Rodoanel compreende os municípios de São Paulo, Guarulhos e Arujá. Com R$ 3,4 bilhões previstos em investimento, o projeto promete gerar mais de 15 mil empregos e reduzir a circulação de 18 mil caminhões diariamente dentro da capital. “Vamos fechar a saga do Rodoanel”, afirmou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. “Começamos com o pé direito com o leilão do Rodoanel, agora podemos dizer que tem cronograma, aliás, com rodovias que vão agregar a novidade do freeflow. A ideia é trabalhar com o freeflow em todo o estado”, disse o governador durante o leilão. Fonte: r7