Governo estende prazo para motorista fazer exame toxicológico

Motoristas com as CNH (Carteira Nacional de Habilitação) das categorias C,D e E (saiba mais sobre as categorias abaixo) tiveram o prazo ampliado para fazer o exame toxicológico obrigatório. Segundo a deliberação publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26), os condutores devem atualizar as análises até o dia 31 de março, para documentos com validade entre janeiro e junho, e 30 de abril, para as habilitações que vencem entre julho a dezembro.

A realização dos exames está prevista no Código Brasileiro de Trânsito. O objetivo é “aferir o consumo de substâncias psicoativas que, comprovadamente, comprometam a capacidade de direção e deverá ter janela de detecção mínima de 90 dias, nos termos das normas do Contran [Conselho Nacional de Trânsito]”, explica a legislação.

Veja quem deve realizar o processo:

  • Motorista da categoria C – autorizados a dirigir veículos de carga acima de 3,5 toneladas;
  • Motorista da categoria D – permite a condução de veículos automotores e elétricos, destinados ao transporte coletivo de passageiros;
  • Motorista da categoria E – É autorizado a conduzir carros de passeio, além dos veículos previstos nas categorias C e D.

O prazo inicial terminou em 28 de dezembro de 2023. Esses motoristas devem realizar a análise a cada dois anos e seis meses, ou no momento da renovação da habilitação. Neste caso, a tolerância é de 30 dias.

Confira os prazos

  • Condutores com validade da CNH entre janeiro e junho: até 31 de março de 2024
  • Condutores com validade da CNH entre julho e dezembro: até 30 de abril de 2024

Quem não estiver com o exame atualizado pode ser multado em R$ 1.467,35. A infração é “gravíssima” e ocasiona a perda de 7 pontos na carteira.

Fonte: r7

Notícias Relacionadas

Sem cinto, sem segurança: como os drones de fiscalização estão preocupando motoristas de aplicativo

Radar pirâmide? Motoristas devem ficar atentos ao novo equipamento de fiscalização

Motoristas com CNH que vence até junho precisam renovar exame toxicológico em março