Guarulhos apresenta números significativos no Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) a Prefeitura de Guarulhos apresenta um balanço de suas principais ações voltadas à proteção dos meios físicos, químicos, biológicos e sociais da cidade, aqueles que causam efeitos diretos e indiretos sobre a população e suas atividades.

Coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), algumas das ações voltadas ao tema são o plantio e a doação de mudas de árvores nativas para enriquecimento da arborização urbana, as podas para o controle do crescimento constante e a garantia de segurança no entorno das espécies e as remoções de árvores doentes ou mortas, ou que estejam em desacordo com o local do plantio.

Desde o início da atual gestão, em 2017, foram plantadas 45.618 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica local em Guarulhos. Neste ano, até o mês de maio já foram plantadas 6.647 mudas. Segundo o Instituto Brasileiro de Florestas, a cada sete árvores é possível retirar uma tonelada de dióxido de carbono da atmosfera, o principal gás associado ao efeito estufa.

Para envolver a sociedade no tema da conservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente faz doações de mudas, produzidas no Horto Florestal de Guarulhos, a partir de sementes coletadas na própria cidade. O objetivo é o morador plantar sua muda e acompanhar o crescimento dela.

Criado em 2023, o projeto Mundo Verde já doou 24.598 mudas. Quando da sua retirada, a espécie vai acompanhada de um QR Code que direciona para o site da Prefeitura, em que constam todas as informações necessárias para o plantio e o cultivo.

Quanto às podas de árvores, foram realizadas 27.561 desde 2017, ações que têm por objetivo melhorar e manter a saúde das árvores no que diz respeito ao seu crescimento, à condução de galhos para o perfeito equilíbrio e à retirada de galhos mortos.

Houve 4.441 remoções de árvores desde 2017, todas elas compensadas com o plantio de espécies nativas com o tamanho adequado para o local e preferencialmente na mesma área ou nas proximidades.

Também fazem parte das atividades da Sema promover trilhas, oficinas e palestras voltadas à sustentabilidade. Para isso, o Complexo de Educação Ambiental do Bosque Maia atende escolas, entidades de classe ou grupo de amigos no maior parque urbano de Guarulhos. No total, 16.653 pessoas participaram das atividades no Bosque Maia desde 2017.

Para minimizar as alterações provocadas nos padrões do clima na cidade, causadas pelas ações do homem, a Secretaria do Meio Ambiente criou em 2021 um grupo de trabalho que está desenvolvendo o Plano de Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima em Guarulhos.

O grupo é formado por representantes de diversas secretarias municipais, entidades de classe e sociedade civil. Ele tem a missão de gerenciar riscos, aumentar a segurança hídrica, instituir unidades de conservação, implantar ciclovias e parques lineares e garantir moradia digna.

*Abdo Mazloum, secretário de Meio Ambiente de Guarulhos

Notícias Relacionadas

Prefeitura inaugura, no Jardim Rosa de França, o 34º Ecoponto de Guarulhos

Prefeitura leva palestra e doação de mudas de árvores a evento de indústria farmacêutica

Grupo RecicAção promove arrecadação de tampas plásticas e lacres de latinha de alumínio