Uma jornada repleta de shows, intervenções artísticas e vivências para celebrar o Dia da Consciência Negra. Na próxima segunda-feira (20), a partir das 14h, o Bosque Maia recebe o 1º Festival Cara Preta, iniciativa da Prefeitura de Guarulhos que comemora a diversidade cultural negra presente no município. A entrada é gratuita.
Sob a curadoria da cantora e produtora artística Céllia Nascimento, o Festival Cara Preta destaca a diversidade e a riqueza da musicalidade negra ao trazer artistas locais que trabalham incansavelmente para preservar a cultura afro-brasileira.
Na tenda do Bosque Maia o festival conta ainda com o Espaço Abayomis – Encontros Preciosos, cujo termo em iorubá significa “busca pela felicidade” ou “o melhor de mim para ti”.
O Espaço Abayomis, sob curadoria do produtor cultural Diego Dionísio, conta com contações de histórias e intervenções artísticas de Monique Amora, Elizabeth Regina, Ariane Manzo e a proposta Memórias Afrofuturistas, com a fotógrafa Janaina Reis, que convida o público negro a ser fotografado por profissionais negros do audiovisual, o que proporciona uma experiência única e empoderadora.
Iniciativa da Secretaria de Cultura, o Festival Cara Preta é uma celebração vibrante e inclusiva, que destaca a importância da cultura afro-brasileira ao promover a valorização e o respeito à diversidade étnica.
Confira a programação
14h – Bonee D.
14h30 – James C. Oficial
15h10 – Samba de roda e capoeira
16h – Oficina de tranças e turbantes
16h40 – Tribo Guaru
17h – Fadas de Black – Contação de histórias
17h30 – Wander Tok
18h10 – Abayomi – Contação de histórias
18h40 – Grupo Mesa de Bar, com a participação de Érica Cardial
19h20 – Ballroom
19h40 – Céllia Nascimento, com participação de Teresa Gama e DJ Ney
20h20 – Homenagens
20h30 – Pegada de Gorila
21h10 – Terra Forte Maracatu
O Bosque Maia fica na avenida Paulo Faccini, s/nº, Centro.
Fotos: Gabriel Cruz