Guarulhos decreta fim do estado de emergência em saúde pública

A Prefeitura de Guarulhos decretou nesta terça-feira (18) o término do estado de emergência em saúde pública, já que os números demonstram queda sustentada dos casos prováveis da dengue nas últimas seis semanas. O decreto municipal 41.188 que havia sido publicado no dia 5 de março de 2024, permitiu respostas mais rápidas e eficazes do sistema público na capacidade de controlar a doença, o que representou uma queda de mais de 96% nos casos de dengue no município entre 20 de abril e meados de junho.

Guarulhos enfrenta a maior epidemia de dengue de acordo com sua série histórica e, apesar do novo decreto, o município permanece em alerta. Os dados epidemiológicos extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), até o dia 18 de junho de 2024, confirmam 73.869 casos positivos e 88 óbitos em decorrência da doença.

Conforme análise semanal realizada pelo Departamento de Vigilância em Saúde, o maior número de casos registrados na cidade ocorreu entre o período de 31 de março a 20 de abril, com uma média de 6.500 casos novos confirmados por semana. Por meio do monitoramento, os números demonstraram a já citada desaceleração superior a 96% nas semanas seguintes.

A Secretaria da Saúde esclarece que os serviços públicos municipais foram responsáveis pelo maior número de identificação e atendimento de novos casos, cerca de 71.839, o que corresponde a 81,46% do total de notificações. Já o maior percentual dos casos que evoluíram a óbito ocorreu na rede privada.

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Notícias Relacionadas

Todas as UBS abrem no sábado com foco na saúde do homem e quatro pelo Saúde Agora

Programa Saúde Agora abre quatro UBS no próximo sábado

Defesa Civil e Saúde unem forças contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti