Guarulhos inicia a Operação Moto Segura na próxima semana

A Prefeitura de Guarulhos realiza a partir da próxima quinta-feira (7) a Operação Moto Segura nas vias do município que concentram maior número de acidentes de trânsito com motocicletas, dentre elas as avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira e Faria Lima. As intervenções, que a princípio acontecerão duas vezes por semana, incluem fiscalização, ações educativas e de infraestrutura, como melhorias na sinalização.

De acordo com o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Luigi Lazzuri Neto, “a operação tem o intuito de salvar vidas e reduzir as sequelas causadas por lesões decorrentes de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas e também colaborar com a economia de recursos da saúde, uma vez que, entre atendimentos de emergência, internação, previdência e óbitos, são gastos R$ 50 bilhões por ano no país, de acordo com dados de 2020 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada”.

As ações da Operação Moto Segura serão realizadas por agentes de transportes e trânsito da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana em parceria com o Grupamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal (Gtran) e com a Polícia Militar.

Vulneráveis

Motociclistas compõem o grupo mais vulnerável no trânsito, de acordo com dados do Observatório de Segurança Viária da Prefeitura de Guarulhos, que tem como fonte o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP). Em 2021, dos 150 mortos no trânsito de Guarulhos, 70 (47%) eram motociclistas. Os pedestres são o segundo grupo mais vulnerável, com 49 óbitos (33%) no mesmo período.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro