Guarulhos inicia mutirão de exames de detecção de doenças pulmonares na UBS Soberana

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta segunda-feira (5) o mutirão de espirometria na UBS Soberana após realizar a ação no último sábado (3) na UBS Tranquilidade, com 150 pessoas atendidas. O exame, responsável pela detecção de problemas pulmonares, como a doença pulmonar obstrutiva crônica, é realizado em parceria com o laboratório Boehringer Ingelheim desde o início de agosto.

Por meio da cooperação o serviço de saúde recebe a cabine de espirometria itinerante do laboratório e os pacientes inseridos no sistema de regulação municipal são agendados para a realização do exame. O equipamento, dotado de tecnologia com filtros duplos (HEPA e ULPA) de alta capacidade para separar agentes microbiológicos como vírus e bactérias, purifica o ar por dentro em um minuto, reduzindo os riscos de contágio de doenças como a covid-19 e a transmissão dos agentes causadores da tuberculose e do sarampo.

Até o final do ano serviços de todas as regiões de saúde (Centro, Cantareira, São João / Bonsucesso e Pimentas / Cumbica) serão contemplados com a cabine de espirometria itinerante para atender os pacientes de seus territórios. Na UBS Soberana, localizada na região São João / Bonsucesso, o mutirão segue até o dia 23 de setembro. Os laudos ficarão disponíveis nas unidades de referência do paciente, conforme orientação na data do exame.

Programa AbraçAR

A Cabine de Espirometria faz parte do programa AbraçAR, uma iniciativa da Boehringer Ingelheim Brasil que presta serviços à saúde respiratória brasileira. Desde 2012 a empresa realiza gratuitamente e em parceria com secretarias municipais, estaduais e instituições de saúde exames de espirometria de acordo com a solicitação e a autorização dos serviços.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro