Guarulhos passa a contar com mais 50 vagas para acolher migrantes e refugiados

A cidade de Guarulhos passa a contar a partir desta sexta-feira (3) com mais um equipamento para o acolhimento de cidadãos afegãos que ingressam no Brasil pela cidade. Trata-se da Residência para Migrantes e Refugiados Terra Nova Guarulhos, inaugurada pelo governo do Estado de São Paulo, com 50 vagas. A abertura do local permitiu zerar a fila de afegãos que aguardavam abrigo no Terminal II do aeroporto internacional nesta manhã.

A unidade conta com oito quartos, brinquedoteca, sala de estar, cozinha e refeitório, onde os acolhidos poderão preparar seus alimentos conforme suas tradições e preferências.

“Cada vaga aberta na cidade é um conforto maior para essas pessoas que estão em busca de uma nova vida. Eles precisam de um local seguro pra recomeçar, e nós estamos nos esforçando ao máximo para tornar esse momento o mais confortável possível”, afirmou o prefeito Guti.

O secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Gilberto Nascimento, visitou a residência na manhã desta sexta-feira e afirmou que é necessário ter empatia para entender as diferenças culturais. “Eles vêm para um país de cultura, população, ambiente e hábitos diferentes, o que é uma condição crítica pra cada uma dessas pessoas. Precisamos aprender com eles para melhor acolher. Cada vida transformada tem que ser comemorada”, comentou.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro