Guarulhos terá mais uma rodada de mutirões de testes rápidos de Covid-19 nesta quinta e sexta

Os 20 mil testes recebidos do Ministério da Saúde são provenientes do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz

A cidade de Guarulhos recebeu do Ministério da Saúde mais 20 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 e inicia nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, no Bosque Maia, a segunda rodada do mutirão de exames. A testagem, que é destinada às pessoas assintomáticas (sem sintomas) maiores de dois anos de idade, será realizada das 9h às 15h, e o atendimento no local será feito por meio da distribuição de senhas. Para participar, os interessados devem levar documento de identidade e cartão do SUS.

O segundo mutirão de testes rápidos de Covid-19 prossegue até o final do mês, sempre no mesmo horário. Os próximos serão nos dias 15 e 16 de outubro, no CEU Continental, localizado na avenida Maria Gebin de Morais, 867, Parque Continental II. Nos dias 22 e 23, a testagem será realizada no CEU Bonsucesso, situado na avenida Paschoal Thomeu s/nº (Bonsucesso), e entre 29 e 30 de outubro ocorrerá no CEU Paraíso/Alvorada, que fica na rua Dom Silvério, s/nº (Vila Paraíso).

Os 20 mil testes recebidos do Ministério da Saúde são provenientes do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fiocruz. Eles identificam as  imunoglobulinas IgG (que apontam se a pessoa já teve contato com o novo coronavírus) e também as IgM, que mostram a presença do vírus ativo no organismo no momento da coleta, o que não significa, necessariamente, que o infectado irá desenvolver a doença, porque a maioria dos casos não apresenta sintomas.

Assim como no mutirão anterior, a testagem será feita por meio de uma picada no dedo. A diferença é que desta vez, por se tratar de um teste mais específico, que distingue IgG e IgM, o resultado demora um pouco mais para ficar pronto, aproximadamente 40 minutos.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro