Guti fala sobre a transformação digital de Guarulhos em congresso com lideranças público-privadas do país

O prefeito de Guarulhos, Guti, discursou nesta sexta-feira (7) sobre estratégias de transformação e modernização digital no Conexidades, um dos principais congressos de lideranças públicas e privadas do Brasil. Sua 7ª edição acontece na cidade de São Sebastião e reúne importantes figuras da educação, segurança, saúde, tecnologia, turismo, infraestrutura, sustentabilidade e cultura para discutir a modernização do Estado de São Paulo.

Os gestores acompanharam o prefeito guarulhense traçar uma linha do tempo sobre o salto tecnológico da Prefeitura a partir de 2017, quando assumiu o cargo e deparou com sistemas analógicos, lentos, onerosos e que dificultavam a comunicação entre pastas e com a população. “Não tínhamos ouvidoria e nem havia controladoria lá em 2016, um absurdo. Como um líder pode ouvir e enxergar o que está acontecendo, saber quais são as suas falhas, sem o munícipe perto?”, questionou Guti.

Após o aprimoramento da Escola de Administração Pública Municipal (Esap) e uma série de cursos de capacitação do servidor sobre ferramentas tecnológicas, foi dado o pontapé inicial nas digitalizações. Um dos primeiros calhamaços de papéis extintos foi a edição impressa do Diário Oficial, que passou a ter seu próprio site e já economizou cerca de R$ 30 milhões dos cofres municipais. Em seguida foi criado o Sistema Integrado de Gestão (SIG) para simplificar o trabalho dos agentes públicos, que enfrentavam dificuldades no armazenamento de informações e na comunicação com fornecedores.

Outro alinhamento moderno apresentado foi a atualização do portal oficial do município, com acessos rápidos e transparentes às notícias, serviços onlines e débitos digitais. Os resultados evitam que o cidadão precise deixar sua rotina e pegar filas em unidades municipais para resolver pendências, realizar matrículas, agendar consultas e sugerir melhorias.

A aparelhagem tecnológica também livrou a Prefeitura dos aluguéis de diversos galpões que armazenavam fileiras de armários com papéis. “Uma cidade como Guarulhos, com mais de 450 anos, imagina o que tem de processo físico, de documentos? E o nosso time conseguiu essa mudança fortíssima. Entregarei oito anos digitalizados, com lisura e correção, que podem ser fiscalizados pela população, ministérios e tribunais facilmente, pois a tecnologia traz transparência”, finalizou o prefeito.

Conexidades

Em busca de soluções colaborativas, o Conexidades é um evento pioneiro na valorização do encontro de parceiros públicos e privados e já recebeu mais de 20 mil pessoas em suas sete edições, incluindo governadores, prefeitos, vereadores, secretários, deputados federais e estaduais, presidentes de associações nacionais, líderes regionais e a sociedade civil.

Fotos: Diego Frois/PMG

Notícias Relacionadas

Manejo de árvores com risco de queda no Marcos Freire

Projeto Jovem Empreendedor para estudantes do ensino médio

Projeto Mão na Massa inicia pavimentação de rua na Ponte Alta e beneficia 70 famílias