O Brasil tem 6,5 milhões negócios na lista de negativação até o mês de fevereiro. O número corresponde ao maior valor de toda a série histórica do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, divulgado desde janeiro de 2016.
Conforme os dados revelados nesta terça-feira (4), montante de dívidas totalizou o valor de R$ 112,9 bilhões, sendo que em média, cada empresa com o nome no vermelho tem sete dívidas vencidas por CNPJ.
A maior parte das empresas que estão na lista de inadimplência é do setor de serviços (53,8% do total). Na sequência estão os empreendimentos dos segmentos de comércio (37,3%), indústria (7,7%), do setor primário (0,8%) e outros (0,4%), que contempla a área financeira e de terceiro setor.
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, avalia que a curva crescente na inadimplência dos consumidores acaba impactando também as empresas. Ele explica que, enquanto a inadimplência das famílias não diminuir de fato, as empresas “seguirão encontrando desafios para manter um quadro de melhora significativo”.
“Mesmo que existam oscilações positivas e alguns empreendedores consigam quitar suas dívidas, como aconteceu em janeiro, a melhoria contínua da inadimplência dos empreendimentos depende muito do cenário de negativação entre os consumidores”, afirma ele.
Fonte: r7