INSS deve usar estrutura dos Correios para fazer atendimento presencial de aposentados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende usar a estrutura dos Correios para fazer atendimento presencial de aposentados e pensionistas que foram vítimas do esquema de fraudes no instituto.

Neste domingo (11), o vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que a Caixa avalia formas de oferecer esse atendimento.

Uma das formas de realizar esse atendimento, portanto, seria justamente aproveitar a estrutura física dos Correios, que está presente em todos os municípios brasileiros.

Uma reunião nesta semana deve selar a iniciativa. Os órgãos já têm um acordo de cooperação técnica, o que facilita a viabilidade da parceria.

Notificação
Na semana passada, o INSS afirmou que cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas tiveram descontos em seus benefícios nos últimos anos.

Essas pessoas terão de informar se os débitos foram autorizados por elas ou não para receberem o ressarcimento dos valores.

Os investigadores suspeitam que cerca de 4 milhões tenham sido vítimas de fraudes.
🚨 Os aposentados que tiveram descontos deverão receber na próxima terça (13) uma notificação pelo aplicativo “Meu INSS”. Não haverá contato por telefone nem mensagem SMS, informou o instituto.

No dia seguinte à notificação, dois canais estarão disponíveis para que os segurados possam verificar qual associação realizou o desconto e o valor descontado: “Meu INSS” e a central de atendimento 135.

O governo ainda prepara um plano para realizar o ressarcimento total, que envolve acionar as associações de aposentados na Justiça. A suspeita é que a maioria delas fosse de fachada e uma parte tenha pago propina para servidores do INSS.

Fonte: G1 

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