Invasores que acessaram sistema do governo transferiram dinheiro que seria usado para pagar servidores

Os invasores que conseguiram acessar um sistema financeiro do governo conseguiram transferir recursos que seriam usados para o pagamento da folha de servidores. Parte do dinheiro transferido foi bloqueado a tempo após a identificação da fraude. Os valores não foram informados.

O caso foi revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e confirmado pela TV Globo, nesta segunda-feira (22). Segundo a Polícia Federal (PF), os invasores acessaram o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), responsável pelos pagamentos do governo federal.

O primeiro acesso foi feito no dia 5 de abril. À época, a PF instaurou um inquérito para investigar o caso. Outros dois acessos foram identificados nos dias seguintes.

Fontes da PF confirmaram ao g1 que o acesso foi feito por meio da credencial de servidores. Há a suspeita de fraude ou clonagem de chaves de acesso.

Funcionários públicos responsáveis pelas credenciais serão ouvidos. No entanto, a polícia acredita que os servidores são vítimas e não estão envolvidos na fraude.

Além disso, após a invasão, a PF entrou em contato com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com a equipe do Tesouro Nacional. Os agentes sugeriram medidas para evitar novos problemas, como autenticação em duas etapas.

Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação informou que o episódio não configura falha de segurança, mas sim uso indevido de credenciais obtidas de forma irregular.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Conheça os principais golpes contra idosos e como se defender

Fato ou Fake: golpe que viralizou alterou a voz e a imagem de William Bonner

Um em cada quatro brasileiros perdeu dinheiro em golpes digitais nos últimos 12 meses, diz pesquisa