Juliana Viana, 1ª brasileira a vencer no badminton em Olimpíadas, mira L.A 2028: “Ciclo iniciou”

Juliana Viana retornou ao Piauí após a participação histórica nas Olimpíadas de Paris de 2024, quando se tornou a primeira brasileira a vencer uma partida olímpica de badminton. Em Teresina, a atleta relembrou sua passagem na competição, as experiências vividas, mas projetou novos desafios a serem superados em breve, incluindo uma campanha inédita no Mundial.

O próximo destino das Olimpíadas será Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. Para Juliana, os preparativos para o torneio mundial começaram, mas antes terá que enfrentar outro desafio pelo caminho: o Mundial de badminton, também em Paris, no próximo ano.

  • Para mim, começou 2028. Para alguns, quatro anos passam muito rápido, mas para mim o ciclo iniciou. Eu aproveitei o que tinha que aproveitar em Paris, estou muito feliz, claro, mas começou tudo do zero. Um dia após o outro, dar meu melhor todos os dias nos campeonatos e conquistando essa vaga pouco a pouco para Los Angeles – disse Juliana Viana, que completou.
  • Tenho objetivos mais próximos do que Los Angeles 2028: o Mundial, que quero chegar nas semifinais, quem sabe? Ser top-30 mundial, pois nenhuma atleta feminina chegou tão longe no ranking. Então, esses são os objetivos a curto prazo, quero fazer história nos próximos desafios – finalizou a atleta.
    Em sua primeira participação nos Jogos, Juliana Viana curtiu ao máximo a experiência. Ao lado de grandes nomes do badminton e também de outras modalidades, a piauiense de apenas 19 anos voltou com a bagagem cheia, de memórias e recordações.
  • Voltei com a bagagem cheia de conhecimentos e experiência. São momentos e sensações que não vou esquecer jamais. A cada dia eu realizava um sonho, desde o momento que cheguei na vila e conheci grandes atletas mundiais, compartilhei refeitório com eles. Para mim era tudo surreal, pude treinar com campeãs olímpicas. Tudo, desde o primeiro dia, pude colher bons frutos – declarou a atleta.
  • Trouxe a camisa que usei nos jogos, trouxe também a peteca da partida que ganhei. Então são coisas que com certeza vão ficar marcadas na minha vida. Minha mala voltou com mais recordações – completou.

Ela também comentou sobre o “boom” que teve em suas redes sociais desde a sua eliminação do torneio. A atleta tinha pouco mais de três mil seguidores e agora, 20 dias depois, ultrapassou os 40 mil no Instagram, tendo um aumento em mais de 900%. A atleta olímpica afirmou que não liga tanto para seguidores, mas que o número pode trazer visibilidade para o badminton brasileiro. Ela aproveitou para agradecer as mensagens de apoio que recebeu durante sua passagem.

  • Nunca fui tão ligada com rede social, mas eu sabia que poderia ganhar seguidores pelo fato de ser um grande campeonato. Quando vi eu fiquei muito feliz, pois isso significa que não estou somente inspirando, mas dando visibilidade para o badminton piauiense e do Brasil. Fiquei bastante feliz com o apoio que me deram, várias mensagens de suporte. Agora vou ver como vou sustentar esses seguidores – afirmou.

Campanha de Juliana Viana em Paris 2024 | Grupo D (Simples feminino)
1ª rodada: Juliana Viana (BRA) 0 x 2 Supanida Kathetong (THA)

1º set: 16 x 21;
2º set: 19 x 21.
2ª rodada: Juliana Viana (BRA) 2 x 0 Lo Sin Yan Happy (HKG)

1º set: 21 x 19;
2º set: 21 x 14.

Fonte: GE

Notícias Relacionadas

Rebeca Andrade revela confidência de Biles: Paris foi seu adeus olímpico

Isaquias Queiroz dá arrancada espetacular no fim e garante a prata no C1 1000m em Paris

Brasil nas Olimpíadas em Paris: veja a agenda do dia 09/08