O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou nesta terça-feira (13) a morte do ex-presidente do Uruguai José Mujica.
Pepe Mujica, como o uruguaio era conhecido, morreu na tarde desta terça aos 89 anos. Ele tinha um câncer no esôfago e, em janeiro deste ano, anunciou que o tumor havia se espalhado por outros órgãos.
Lula está na China onde nesta terça-feira se encontrou com presidente Xi Jinping. O petista prestou uma homenagem a Pepe Mujica, como o uruguaio era conhecido, em uma rede social.
Depois, em entrevista coletiva, Lula disse que vai ao velório de Mujica no Uruguai.
Relação próxima
Além da amizade pessoal, Lula e Pepe Mujica tinham uma relação marcada por forte afinidade ideológica.
“Em seus quase 90 anos de vida, Mujica combateu fervorosamente a ditadura que um dia existiu em seu país. Defendeu, como poucos, a democracia. E nunca deixou de militar pela justiça social e o fim de todas as desigualdades”, prosseguiu o presidente.
Honraria brasileira
Durante uma visita ao Uruguai em dezembro de 2024, Lula se emocionou ao reencontrar Mujica em na chácara em que o ex-presidente vivia em Montevidéu.
Na ocasião, o presidente brasileiro declarou que Mujica era a pessoa “mais extraordinária” que conheceu e o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul – a mais alta honraria concedida pelo Brasil a estrangeiros.
Lula ressaltou a amizade com o uruguaio e afirmou: “A gente não escolhe irmão. A gente não escolhe sequer a mãe. Mas um companheiro a gente escolhe”.
Legado na América Latina
Mujica era defensor dos direitos humanos, da justiça social e da integração latino-americana, ideais presentes nos discursos de Lula. O uruguaio é conhecido mundialmente por seu estilo de vida simples e discurso humanista.
O ex-presidente governou o Uruguai entre 2010 e 2015 e se tornou uma figura admirada por líderes de esquerda em todo o mundo, incluindo Lula.
Em 2023, o petista recorreu a Mujica para, como intermediário, tentar melhorar a relação com Javier Milei, presidente da Argentina, que acabara de tomar posse e fazia duras críticas ao presidente brasileiro e ao Mercosul.
Segundo a revista uruguaia Búsqueda, Lula pediu a ajuda de Mujica por entender que a relação entre Brasil e Argentina é vital para a estabilidade regional e para o futuro do bloco sul-americano.
Fonte: G1