Mais de 20 mil crianças já são atendidas em período integral nas escolas de Guarulhos

Com o objetivo de fortalecer ainda mais o ensino público municipal, a Prefeitura de Guarulhos aumentou significativamente o número de crianças atendidas em período integral. Atualmente 20 mil crianças de zero a três anos recebem o atendimento em unidades escolares das redes própria e parceira. Até o final de 2023, a Prefeitura vai ampliar ainda mais esse número e chegar a 25 mil atendimentos.

A expansão do número de atendimentos em tempo integral ressalta o compromisso da administração de garantir aos estudantes atividades educativas diversificadas no contraturno das aulas, com cinco refeições durante o período de permanência nas escolas, além de seguir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), com a extensão da jornada escolar.

Para o prefeito Guti, esse avanço na educação pública oferece suporte essencial às famílias que precisam trabalhar e encontram na escola um local de aprendizagem e segurança para seus filhos. “Quando assumimos a administração pública em 2017, a cidade contava com apenas 600 crianças no período integral. Hoje já ultrapassamos a marca de 20 mil e vamos elevar esse número ainda mais. Investir no futuro das nossas crianças, com escolas em período integral, alimentação de qualidade, uniformes e equipamentos tecnológicos é a nossa prioridade e a forma mais justa de garantir um futuro com mais equidade às crianças da cidade”, destacou.

Escolas preparadas e maior investimento

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura já entregou três unidades escolares que atendem alunos em período integral, as EPGs Doutor Almir Nogueira, na Vila Branca, Yujie Hirata, no Parque Cecap, e Doutor Edson Alves da Costa, no Jardim Acácio. Modernas e com amplos espaços, as unidades atendem mais de 1200 alunos.

Até o final deste mês, a rede municipal contará com mais uma unidade escolar em período integral na região de Cumbica, o que vai garantir a criação de mais de 600 vagas e proporcionar o desenvolvimento integral de estudantes no ambiente escolar.

“Vamos sempre trabalhar para dar o melhor às nossas crianças. Esta é a nossa missão e o compromisso da gestão com o ensino público municipal: garantir uma educação com excelência”, disse o secretário de educação, Alex Viterale.

Reconhecimento em Encontro da FNP

Na última segunda-feira (13), o prefeito Guti participou do Encontro da Frente Nacional dos Prefeitos, em Brasília. Durante o encontro, o ministro da Educação, Camilo Santana, citou a iniciativa da Prefeitura de Guarulhos, que elevou consideravelmente o número de crianças atendidas em tempo integral.

“Parabenizo o prefeito Guti, que saiu de 600 alunos em tempo integral para 20 mil. Isto é iniciativa do prefeito, é iniciativa do município, porque não tem uma política nacional para isso. Se isso é possível, vamos debater. Eu sou um árduo defensor que toda educação brasileira seja em tempo integral”, afirmou Santana.

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro