Manteiga fraudada já teve a qualidade questionada por consumidores

As manteigas da marca Real da Fazenda, alvo da Operação Alcanos nesta quinta-feira (20), já estavam recebendo reclamações de clientes que questionavam a qualidade do produto. Segundo os órgãos investigadores, a empresa estava usando na receita gordura vegetal no lugar de creme de leite.

No site Reclame Aqui, dedicado a reclamações de empresas brasileiras, clientes relatam gosto estranho no produto há pelo menos 40 dias. “O produto não tem cheiro nem gosto característicos. Parece, ao paladar, que tem adição de alguma espécie de amido de milho ou algo parecido, que muda totalmente o sabor”, denunciou um comprador.

Outro consumidor comparou a manteiga a margarina. “Comprei quatro potes de manteiga Real da Fazenda, deixei dormir fora da geladeira. No dia seguinte fui utilizar o produto e estava óleo puro, parecia mais uma margarina”, escreveu.

A operação

A operação, denominada Alcanos, que reuniu Polícia Federal, Ministério Público Federal e Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), cumpriu dois mandados de prisão temporária contra os sócios da marca e sete de busca e apreensão em Pouso Alto e Itamonte, cidades de Minas Gerais, e em Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, em São Paulo.

Segundo as investigações, os donos da empresa ameaçaram um fiscal do Mapa para fraudar o registro do produto. Os envolvidos foram detidos e podem responder pelos crimes de corrupção, adulteração de substância ou produtos alimentícios, invólucro ou recipiente com falsa indicação e falsificação de selo ou sinal público, além de ameaça no curso do processo.

Os investigadores mostraram que o esquema fez a empresa economizar com a compra de insumo e ter um ganho extra de R$ 12 milhões. As adulterações teriam ocorrido entre 2021 e julho de 2022.

Fonte: Com informações da Agência Estado

Notícias Relacionadas

Ex-bailarina do Faustão presa, Natacha Horana era musa do carnaval e vendia conteúdo adulto: ‘R$ 2 mil por foto do pé’

Moraes vai mandar inquérito do golpe à Procuradoria Geral da República na segunda (25), e deve manter sigilo

Quanto ganham celebridades e influenciadores brasileiros por post? Especialista revela tendências e cifras milionárias para 2025