Máscaras voltam a ser obrigatórias no transporte público a partir de hoje

O Governo do Estado e a Prefeitura de SP decidiram retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público a partir de hoje (26), seguindo análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, contra o avanço dos casos de Covid-19. Decreto com a nova regulamentação foi publicado no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (25).

O governo recomenda que a medida seja adotada por todos os municípios do estado, reitera que é fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus e reforça que a única forma de amenizar os efeitos do vírus é garantir a imunização com as doses que estão disponíveis em todos os postos de saúde do estado.

Em nota, o Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde informou que a medida está sendo tomada por conta do aumento expressivo na transmissão do Covid-19, que se reflete principalmente nos indicadores de internações em leitos de enfermaria e UTI.

Nos últimos 14 dias, houve crescimento de 156% e 97,5%, respectivamente, chegando a uma média diária de mais de 400 novas internações.

A velocidade de aumento de internações (5% ao dia para pacientes em UTI e 7% por dia para pacientes em enfermarias) e taxas de ocupação de leitos de UTI (44% no Estado de São Paulo e 59% na Região Metropolitana de São Paulo) são acentuadas e começam a pressionar os sistemas de saúde público e privado.

Fonte: Com informações da Agência Estado

Notícias Relacionadas

Fórum debate ações antirracistas em escolas da rede municipal

Procon Guarulhos multa loja na região central por publicidade enganosa

Opção pelo Simples Nacional terá início em janeiro