Metrô Metrô de SP teve pelo menos 15 acidentes como o que matou passageiro nesta semana Redação12 de maio de 2025015 visualizações Documentos obtidos com exclusividade pela TV Globo mostram que, nos últimos quatro anos, ao menos 15 pessoas ficaram presas entre o trem e a porta de segurança em estações de metrô de São Paulo. Os registros fazem parte de um alerta enviado pela ViaMobilidade ao Metrô da capital paulista. O caso mais recente ocorreu na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás. Lourivaldo Ferreira Nepomuceno, de 35 anos, morreu após ser arrastado por um trem ao tentar embarcar. Ele ficou preso entre a composição e a porta de segurança. Lourivaldo era estudante de Educação Física e pai de três filhos. Acidentes se repetem em diferentes linhasAlém da morte de Lourivaldo, documentos revelam ocorrências semelhantes em outras linhas de São Paulo. Em setembro de 2024, Florindo Neres, de 69 anos, morreu atropelado após ser arrastado para os trilhos na Estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha. Mais recentemente, em março de 2025, uma mulher ficou presa na porta de segurança da Estação Vila Prudente, na Linha 2-Verde. Ela foi resgatada sem ferimentos. Tecnologia poderia ter evitado tragédiasEspecialistas apontam que sensores de presença, comuns em metrôs de países como França, Inglaterra, Singapura e Coreia do Sul, poderiam ter evitado os acidentes. Esses sensores impedem que o trem parta caso detectem algo entre as portas. Na Linha 5-Lilás, o vão entre a porta de segurança e o trem é maior do que o padrão internacional, o que aumenta o risco de acidentes. Fotos internas da ViaMobilidade mostram funcionários dentro desse espaço. Soluções travadas pela burocraciaEm outubro de 2024, a ViaMobilidade apresentou ao Metrô uma proposta de instalação de barras de borracha com sensores, que impediriam o fechamento das portas caso detectassem a presença de passageiros. Documentos oficiais mostram que a burocracia impediu a implementação das medidas. O Metrô apresentou uma proposta semelhante apenas dois meses depois, com previsão de início da instalação apenas em outubro de 2025. Em entrevista ao Fantástico, o presidente do Metrô prometeu que as barras de proteção serão instaladas em 90 dias e reconheceu a demora do órgão na tomada de decisões: “Temos parcela de responsabilidade. São dias duros para nós, mas não se comparam à dor da família. O que eu posso dizer que a gente tá muito triste mas ciente de que a gente tem uma missão de tornar a nossa a nossa atuação melhor do que foi”, afirma Júlio Castiglioni. Investigação e responsabilizaçãoO Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar a segurança na Linha 5-Lilás. Especialistas defendem que é preciso identificar os responsáveis para que os erros não se repitam. Fonte: FANTÁSTICO