Guarulhos Segurança Ministério da Justiça suspende 180 empresas de telemarketing por serviço abusivo Redação18 de julho de 2022027 visualizações A medida atinge bancos e call centers que telefonam em horários inapropriados ou repetidas vezes para o consumidor. As atividades de 180 empresas de telemarketing foram suspensas pelo Ministério da Justiça, nesta segunda-feira (18), por oferta de produtos e serviços sem a autorização dos consumidores. Segundo a pasta, na maioria dos casos, os dados dos clientes são obtidos de maneira ilegal. Caso as companhias não cumpram a determinação, estarão sujeitas a multa diária de R$ 1.000, que poderá chegar a R$ 13 milhões ao fim do processo. O documento publicado no Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) cita 33 empresas de atuação nacional denunciadas por praticar telemarketing abusivo (confira a lista no fim da matéria). Outras 147 empresas atuam a níveis estadual e municipal. Essas foram notificadas pelos Procons de todo o país. “A partir da análise das reclamações, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) concluiu que os dados utilizados pelas empresas para a prática de telemarketing não foram fornecidos pelos consumidores e nem passados às mesmas a partir de uma base legal existente. Ou seja, há indícios da prática do comércio ilegal de dados pessoais”, informou o Ministério da Justiça. As associações, bancos, call centers e telecoms citados no documento são líderes do ranking das reclamações de ligações indesejadas, segundo dados da Senacon. Entre janeiro de 2019 e junho de 2022, a pasta registrou 6.085 reclamações de consumidores contra telemarketing abusivo. O site consumidor.gov, do Ministério da Justiça, recebeu 8.462 queixas no mesmo período. Telemarketing abusivo na mira do Ministério da JustiçaNo mês passado, a Senacon pediu a 25 empresas que prestassem esclarecimentos sobre a forma como atuam para oferecer produtos e serviços por telefone. Um dos principais objetivos da secretaria é saber como as operadoras conseguem os números e os nomes dos clientes para os quais fazem ligações. Outra prática do setor que tem sido alvo de queixas e será apurada é o encerramento de chamadas, que são desligadas imediatamente após serem atendidas pelos consumidores, além do uso de diversos números para fazer ligações a um mesmo destinatário e a utilização de robôs. A secretaria também apura se os serviços cumprem a determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de utilizar o prefixo 0303 para as chamadas de telemarketing. A regra está em vigor desde o último dia 8 de junho. Confira a lista das empresas citadas:• Associação Brasileira de Telesserviços (ABT)• LIQ Corp S.A. (LIQ)• Atento Brasil• Algar Telecom• Neobpo Serviços e Processos de Negócios e Tecnologia• Teleperformance CRM• AEC Centro de Contatos• Konecta Brazil Outsourcing• Concentrix Brasil Terceirização de Processos• Serviços Administrativos e Tecnologia Empresarial (Concentrix)• Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp)• Tim• Telefônica Brasil (Vivo)• Claro• Federação Brasileira de Bancos (Febraban)• Associação Brasileira de Bancos (ABBC)• Associação Nacional dos Profissionais e das Empresas Promotoras de Crédito e Correspontentes (Aneps)• Crefisa• Banco C6 Consignado• Itaú Unibanco• BV Distribuitora de Títulos e Valores Imobiliários• Banco Mercantil• Banco do Brasil• Banco Dayconval• Banco Pan• Caixa Econômica Federal• Banco BMG• Banco Bradesco• Banco Cetelem• Banco Safra• Banco Santander• Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis)• Sky Brasil