MP-SP aponta que falha das linhas 8 e 9 pode causar mortes e pede inquérito policial

Uma investigação do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) mostrou que falhas como o recente descarrilamento na Linha 8-Diamante dos trens metropolitanos, administrada pela ViaMobilidade, bem como o da Linha 9-Esmeralda, podem levar a graves acidentes, com lesões e mortes.

Responsável pela condução do trabalho do MP, o promotor Silvio Marques pediu a instauração de um inquérito policial para a “apuração de crime de perigo para a vida ou saúde de outrem”.

O órgão ouviu novas testemunhas entre 14 e 15 de dezembro, entre elas um maquinista que operava trens da concessionária, que apontaram problemas graves de manutenção e segurança nas linhas.

“Muitos empregados do setor de manutenção da ViaMobilidade não tinham experiência para resolver imediatamente todas as falhas nos trens”, destaca o MP em trecho do depoimento de uma das testemunhas.

Marques solicitou medidas imediatas para verificar os problemas relatados pelas testemunhas, sobretudo quanto ao funcionamento das chaves de transposição AMV, de pantógrafos, suspensórios, ar-condicionado e portas de trem, entre outros aspectos.

Além disso, o promotor pede que se informe quais medidas foram tomadas para apurar o episódio do descarrilamento e evitar novos acidentes.

No fim de novembro, o MP-SP já havia requerido ao governo estadual a rescisão do contrato de concessão das duas linhas à ViaMobilidade, que assumiu o serviço em janeiro de 2022.

Fonte: Com informações da Agência Estado

Notícias Relacionadas

Força-tarefa identifica e procura segundo suspeito de participar da execução de delator do PCC

Mulher que estava com estudante no hotel em que ele foi morto diz ter medo de sofrer retaliação e cita ‘falta de preparo’ de PMs

Mortes pela PM de SP aumentam 46% em 2024, segundo ano da gestão Tarcísio