Mutirão do emprego terá 10 mil vagas, de analista de sistema a caixa de supermercado

Quem está em busca de uma oportunidade de trabalho pode ter mais uma chance entre os dias 1º e 4 de agosto, no Mutirão Nacional de Emprego 2023, que vai reunir diversas empresas interessadas em contratar mais de 10 mil pessoas.

Esta vai ser a oitava edição do evento, promovido pelo Sindicato dos Comerciários e pela UGT (União Geral dos Trabalhadores), que costuma registrar filas no Anhangabaú, região central da capital paulista.

Haverá vagas para todos os setores, de analista de sistema a caixa de supermercado, mas o maior número será para motorista, entregador, vendedor interno e externo e atendente.

O destaque serão as oportunidades para PCDs (pessoas com deficiência) e para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, como Jovem Aprendiz, por meio do programa de primeiro emprego do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola).

Em parceira com o governo municipal, estadual e federal, o mutirão vai oferecer cursos rápidos de qualificação e de profissionalização.

Segundo Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, o evento será realizado sob medida, ou seja, com vagas de acordo com a demanda do mercado.

“Precisamos nos unir nessa corrente do bem e da solidariedade buscando, de forma simples e objetiva, garantir cidadania e inclusão social para as pessoas por meio da parceria entre o sindicato e as empresas na oferta de vagas de emprego de qualidade”, explicou Patah

O candidato deve levar seus documentos e o currículo impresso, mesmo que já tenha feito a inscrição pelo site.

Em 2022, o mutirão contou com 145 empresas, que ofertaram 10,5 mil vagas e atendeu 15 mil candidatos em cinco dias de evento.

Carteira assinada
O desemprego voltou a cair e atingia 8,3% da população no trimestre finalizado em maio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É o menor patamar para o período desde 2015, quando a taxa também era de 8,3%.

Mesmo em queda, o percentual de desocupados em território nacional equivale a 8,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.

Já o último dado do Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que o país abriu 155.270 vagas de trabalho com carteira assinada no mês de maio. Apesar de positivo, o resultado mantém a tendência de desaceleração.

Serviço
Mutirão Nacional de Emprego 2023

Data: de 1º a 4 de agosto

Horário: das 7h às 17h

Local: Rua Formosa, 99, região central de São Paulo

Fonte: r7

Notícias Relacionadas

CATEs têm mutirão de emprego com 4 mil vagas na semana de feriado de 1° de Maio, Dia do Trabalho; saiba como participar

Motoristas de aplicativo protestam em SP contra projeto que propõe regulamentação da profissão

General Motors inicia programa de demissão voluntária em fábrica de SP com meta de 830 adesões