Nova subvariante da Covid-19 é encontrada em quatro pacientes de Mato Grosso; entenda os casos

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) identificou uma nova subvariante da Covid-19, a JN 2.5, em quatro pacientes da região. O sequenciamento foi feito pelo Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde do estado e surgiu de outra mutação, a Ômicron. Três mulheres já receberam alta e a quarta paciente não resistiu. Ela já possuía um quadro de doença pulmonar. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguada respostas.

Segundo a equipe, o óbito é investigado porque, segundo informações divulgadas pela SES-MT não é possível afirmar que a causa da morte foi a Covid-19. Além do Brasil, a subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.

No comunicado divulgado, a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, reafirmou a importância da vacinação e dos cuidados básicos, como lavar as mãos. “Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais”, completa.

Fonte: r7

Notícias Relacionadas

O que acontece quando se para de tomar Ozempic, segundo estudos

Amado por brasileiros, pão com ovo pode ser mais saudável sem perder charme

STF derruba lei municipal que proíbe vacinação compulsória contra Covid-19