Operação identifica posto que não entrega combustível pago pelo consumidor na zona leste

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) e a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) iniciaram, às 8h30 desta sexta-feira (17), a ‘Operação Olhos de Lince’, com o objetivo de combater fraudes em bombas medidoras de combustíveis.

A ação, que ocorre na Semana do Consumidor, tem o objetivo de proteger e alertar os motoristas sobre possíveis fraudes praticadas por postos de combustível, referentes à quantidade do produto nas bombas.

De acordo Taís Borges, porta-voz do Ipem-SP, um posto de gasolina localizado na rua General Porfírio da Paz, no bairro Sapopemba, na zona leste da capital paulista, tem duas das quatro bombas de combustíveis irregulares.

Na primeira bomba testada, a cada 20 litros de combustível abastecidos, 1,8 não chegou no tanque dos consumidores. Na segunda, a cada 20 litros, 1,5 foram retidos.

Fiscalização – Operação Olhos de Lince
Em 2022, o Ipem-SP fiscalizou 104 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 1.543 bombas de combustíveis com 242 reprovações. Sendo emitidos 242 autos de infração.

Em 2021, o Ipem-SP fiscalizou 297 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 3.759 bombas de combustíveis com 976 reprovações. Sendo emitidos 1.030 autos de infração.

Em 2020, o Ipem-SP fiscalizou 382 postos de combustíveis no Estado de São Paulo, verificou 6.012 bombas de combustíveis com 1.042 reprovações. Sendo emitidos 839 autos de infração.

Fonte: Com informações da Agência Estado

Notícias Relacionadas

Força-tarefa identifica e procura segundo suspeito de participar da execução de delator do PCC

Mulher que estava com estudante no hotel em que ele foi morto diz ter medo de sofrer retaliação e cita ‘falta de preparo’ de PMs

Mortes pela PM de SP aumentam 46% em 2024, segundo ano da gestão Tarcísio