Ação envolve o trabalho de vários órgãos e bloqueou bens como imóveis, embarcações, aeronaves e veículos de luxo
Uma operação do Cira-SP (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos), realizada nesta terça-feira (31), cumpre 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Criminal de Araraquara (SP), por fraude fiscal e sonegação no ramo do tabaco, cujo alvo é uma distribuidora de cigarros que soma dívida acima dos R$ 213 milhões.
A ação ocorre nas cidades de São Paulo, Marília, Bassit e Taubaté, e bloqueou bens como imóveis, embarcações, aeronaves, veículos de luxo, marcas e direitos creditórios.
Segundo nota do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), a dívida da distribuidora é fruto da inadimplência tributária e blindagem patrimonial a partir de estruturas societárias no Brasil e por offshores.
O grupo econômico alvo da Operação Nuvem de Fumaça seria sucessor de uma das maiores devedoras da União: o montante passa de R$ 3 bilhões.
Participam da operação equipes da Polícia Militar paulista, 14 promotores de justiça, 40 auditores fiscais da Receita Estadual, nove procuradores do estado de São Paulo e outros nove servidores.
Fonte: Com informações da Agência Estado