Uma professora aposentada, que estava entre as centenas de pessoas impedidas de embarcar no navio ‘Energia On Board’ por overbooking (venda de cabines maior do que a capacidade disponível), gravou momentos de tensão nas filas de espera no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
Telma Guadagnini França, de 53 anos, registrou como em um ‘diário’ os perrengues passados ao lado do marido no terminal de passageiros. O casal pretendia comemorar o 11º aniversário de casamento a bordo do cruzeiro, mas passou a data deitado no chão do local.
O cruzeiro, com destino a Angra dos Reis (RJ), deveria partir do Porto de Santos na tarde do dia 20 de março e retornar no dia 23. No entanto, houve atraso na saída do navio até a madrugada do dia 21 porque centenas de passageiros não conseguiram embarcar após horas em filas no terminal marítimo de passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais.
Por meio de notas, a Costa Cruzeiro e a On Board Entretenimento lamentaram o ocorrido.
Telma e o marido moram em Caraguatatuba (SP) e chegaram ao Porto de Santos por volta de 12h de quinta-feira (20). Oito horas depois, ela fez o primeiro vídeo denunciando o tempo na fila de espera. Já por volta de meia-noite de sexta, a mulher iniciou uma nova gravação descrevendo a situação.
Ainda no vídeo, a aposentada falou sobre o público preferencial que também estava esperando alguma notícia do embarque. “Gente com criança de colo, idosos, bem idosos”, lamentou.
Após descobrir que não poderia embarcar, Telma e os demais passageiros foram informados que poderiam ficar em um hotel em Santos. Enquanto esperava o transporte até o local, a aposentada fez uma nova gravação. “A gente não comeu nada, só tomou água porque o capitão do navio desceu e trouxe umas garrafas de água para gente tomar. Todo mundo aqui esperando”, disse.
Em um novo vídeo, Telma mostrou o momento em que ela e o marido se deitaram no chão do cais santista, fazendo as mochilas de travesseiros.
Decepção
A mulher contou que havia comprado o pacote do cruzeiro em fevereiro com o valor de aproximadamente R$ 8 mil à vista. Ela e o marido, porém, nunca receberam o voucher de embarque com número das cabines, apesar de cobrarem a empresa constantemente.
De acordo com a mulher, a empresa On Board enviou uma mensagem no dia anterior ao cruzeiro dizendo que não havia motivo para preocupação, pois uma equipe estaria no terminal de passageiros para ajudar com o embarque.
A aposentada informou que a empresa prometia momentos inesquecíveis na viagem. De acordo com ela, a promessa se cumpriu, mas de forma negativa. “Causaram um pesadelo inesquecível”, finalizou.
Caso
De acordo com o boletim de ocorrência, a previsão repassada pela companhia Costa Cruzeiros para o Concais era que 3.404 pessoas desembarcassem do cruzeiro para embarque de 1.953 novos passageiros no dia 20. No entanto, por volta das 22h, a empresa responsável pelo fretamento do navio informou aos responsáveis pelo terminal que não teria como embarcar cerca de 250 turistas.
A situação gerou um tumulto no local, sendo necessária intervenção das polícias Civil e Federal, além da equipe da Guarda Portuária e do corpo interno de segurança do terminal de passageiros.
Ainda segundo o registro policial, o sócio e a advogada da empresa On Board providenciaram transporte e hospedagem em Santos para os turistas que não embarcaram. O sócio alegou que a venda das cabines saiu de controle, mas nunca houve a intenção de prejudicar clientes e, por isso, iria ressarci-los.
O caso foi registrado como estelionato e é investigado pela Polícia Civil, que também trabalha para identificar as vítimas.
Costa
Em nota, a Costa Cruzeiros lamentou o caso, informando que aproximadamente 100 hóspedes não conseguiram embarcar no fretamento Energia On Board a bordo do Costa Pacifica, programado para sair do Porto de Santos na quinta-feira (20).
“De fato, alguns hóspedes compareceram sem os formulários de embarque necessários e/ou números de reserva. Tal situação causou um atraso considerável nas operações de check-in. Como resultado, a partida do navio foi adiada para às 2 horas da manhã desta sexta-feira, dia 21 de março”, alegou.
Ainda segundo a companhia, a administração do cruzeiro e o envio da lista de passageiros para embarque são de responsabilidade exclusiva do afretador, ou seja, a empresa On Board Entretenimento, organizadora do evento.
“A Costa aconselha aos hóspedes interessados a entrarem em contato com o afretador, responsável pelo evento a bordo. A Costa fez tudo o que foi possível para permitir o embarque das pessoas que compareceram sem os documentos necessários de forma a garantir a conformidade com as normas e protocolos de segurança”, concluiu.
On Board
Em nota, a On Board Entretenimento, responsável pelo navio Energia Onboard, lamentou o incidente ocorrido no embarque de passageiros. “Infelizmente, devido a falhas operacionais e técnicos, que ainda estão sendo investigados, alguns passageiros não conseguiram embarcar conforme o planejado. A empresa reconhece a inconveniência causada e pede desculpas a todos os afetados”.
A empresa ressaltou que ofereceu o suporte necessário para minimizar os transtornos dos passageiros, arcando com os custos de transfer e hotel para quem viajou de longe e não conseguiu embarcar.
“Embora o número de embarques tenha sido inferior à capacidade máxima do navio, a empresa reconhece que o incidente afetou os planos dos passageiros de forma significativa. Todos os passageiros que não embarcaram terão seus casos analisados individualmente e serão reembolsados por quaisquer custos extras que possam ter ocorrido devido à falha”.
A On Board Entretenimento afirmou que está comprometida a tomar todas as medidas necessárias para evitar que situações semelhantes aconteçam no futuro. “Estamos trabalhando ativamente para identificar as causas do problema e garantir que ele seja resolvido com urgência”.
Fonte: G1