Palmeiras tem dor de cabeça maior com clássico antes de jogo que decide a vida na Libertadores

O Palmeiras terá de reverter a derrota para o Botafogo na ida das oitavas de final da Conmebol Libertadores, e em jogos entre mata-matas Abel Ferreira tem o costume de poupar praticamente toda a equipe. Mas desta vez há o clássico com o São Paulo, às 16h de domingo, marcado antes da decisiva partida no Allianz Parque.

Cria-se, assim, uma encruzilhada para o treinador: ainda que a Libertadores seja o grande alvo alviverde, e o time precise ter força para responder ao 2 a 1 sofrido no Nilton Santos, o Choque-Rei é um confronto direto pelo topo da tabela do Brasileirão.

Palmeiras e São Paulo estão empatados com 38 pontos cada um, a cinco do líder Botafogo depois de 22 rodadas.

Ambos se enfrentarão com a Libertadores no radar, já que o rival tricolor visitou o Nacional na quinta, no Uruguai, e recebe a equipe na semana que vem, também de olho nas quartas de final.

A rivalidade com o São Paulo e a disputa pelas primeiras posições do Brasileirão dão peso maior a um jogo que antes seria esvaziado, uma vez que o campeonato nacional pode virar a única chance de outro título no ano, caso ocorra uma eliminação na Libertadores.

Com sete jogos no mês de agosto, o Palmeiras vem em uma sequência dura, que já rendeu a eliminação na Copa do Brasil para o Flamengo, nas oitavas de final.

Crítico do calendário brasileiro, Abel Ferreira ainda não sabe quem irá escalar no fim de semana. O grupo ganhou folga na quinta e se reapresenta na manhã desta sexta-feira, quando começarão os preparativos para o jogo diante do São Paulo.

Além do desgaste físico, o Verdão tem lidado com lesões. Zé Rafael, Felipe Anderson e Estêvão são potenciais titulares, mas ficaram no banco contra o Botafogo, pois estavam voltando de problemas físicos.

Piquerez e Bruno Rodrigues passaram por cirurgias que devem tirá-los do restante da temporada, enquanto Mayke lida com dores na panturrilha e Dudu está realizando um cronograma à parte para retomar sua melhor condição física.

– Não tem tempo de descanso e nossos jogadores tem que entender toda vez que jogamos aqui (contra o Botafogo) a forma agressiva que nosso adversário joga e temos que igualar eles. Vamos tentar recuperar a forma física e os mais jovens como Giay e Vanderlan ajudar a crescer – disse Abel.

– Recuperar esses jogadores para domingo e ver o que vamos fazer no próximo jogo – resumiu.

Ao menos um desfalque é certo para o clássico: Murilo foi expulso no empate com o Flamengo e terá de cumprir suspensão automática.

O Choque-Rei está marcado para as 16h (de Brasília) deste domingo, no Allianz Parque. Também na sua arena, o Palmeiras receberá o Botafogo, às 21h30 (de Brasília) de quarta, pela decisão da Libertadores.

Notícias Relacionadas

Ex-capitã da seleção da Inglaterra choca ao revelar ‘salário de fome’ que recebia em um dos times mais ricos da Premier League

São Paulo prevê apresentar projeto do novo Morumbis no começo de 2025 e pode buscar investidores

Torcedores do Peñarol causam barbárie no Recreio, com veículos incendiados e quiosque depenado; 200 são detidos 1 hora depois