Passageiros denunciam infestação de escorpião no terminal Grajaú

Usuários do terminal de ônibus Grajaú, na zona sul de São Paulo, denunciam uma infestação de escorpião no local. Um vídeo que circula nas redes sociais, desde quarta-feira (1°), mostra diversos animais recolhidos em um balde.

Em janeiro deste ano, uma criança de 2 anos foi picada por um escorpião, em Brasília, e ficou um mês em coma.

Com a divulgação da infestação, os passageiros pretendem alertar outras pessoas sobre os riscos que o terminal oferece nessas condições. “Tomem cuidado”, alertou um usuário.

Em nota, a São Paulo Sul, concessionária que administra o terminal Grajaú, confirmou a existência de escorpiões e disse que há monitoramento constante junto ao Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Agora, para conter a infestação, todo o terminal receberá dedetização, junto com um material informativo fornecido pelo controle de zoonoses. “Será entregue a todos os usuários que passarem pelo Grajaú”, informou a concessionária.

Os escorpiões podem causar sérios riscos para a saúde, principalmente em crianças, que são as principais vítimas. Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2021, foram registrados mais de 154 mil acidentes por picada de escorpião no Brasil. Com o verão, esses riscos aumentam ainda mais.

Controle dos escorpiões
A concessionária que administra o terminal Grajaú emitiu uma nota oficial. Veja abaixo na íntegra:

“A São Paulo Sul agradece o contato, sempre muito importante para o aprimoramento dos nossos serviços. Em relação ao ponto levantado pelo veículo, a empresa gostaria de informar que há o constante monitoramento e controle, junto ao Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, da presença de qualquer tipo de aracnídeo e animal em seus terminais.

Em um desses monitoramentos, a equipe da São Paulo Sul, detectou a presença de
aracnídeos da espécie escorpião e, prontamente, em parceria com o Centro de Controle de
Zoonoses, realizou, em 1º de março, uma ação de averiguação e captura, nas
dependências e entorno do Terminal Grajaú.

Como parte da ação, o terminal também será todo dedetizado e material informativo, concedido pelo Centro de Zoonoses, será entregue a todos os usuários que passarem pelo Grajaú. A São Paulo Sul pede desculpas por eventuais transtornos causados.”

Fonte: Com informações da Agência Estado

Notícias Relacionadas

Força-tarefa identifica e procura segundo suspeito de participar da execução de delator do PCC

Mulher que estava com estudante no hotel em que ele foi morto diz ter medo de sofrer retaliação e cita ‘falta de preparo’ de PMs

Mortes pela PM de SP aumentam 46% em 2024, segundo ano da gestão Tarcísio