Patrimônio imaterial de Guarulhos, Banda Lira comemora 117 anos

Guarulhos celebra nesta quinta-feira (15) o aniversário de 117 anos da Corporação Musical Banda Lira de Guarulhos, uma das instituições culturais mais tradicionais da cidade. O evento foi realizado na Casa da Lira, sede da instituição desde 2024 e que se tornou Ponto de Cultura, reuniu jornalistas, artistas e personalidades da cidade, além de representantes da Secretaria de Cultura, que prestigiaram a celebração.

“Para a Prefeitura de Guarulhos é muito importante valorizar e exaltar o trabalho artístico de grupos como a Banda Lira, cuja trajetória se confunde com a história da cidade”, enfatizou o secretário de Cultura, João Marcio Vaz.

Com 117 anos de história, a Banda Lira reafirma seu compromisso com a cultura, a educação musical e o bem-estar coletivo. Mantém-se como um espaço de resistência e criação, a serviço da cidade.

Presença constante na vida dos guarulhenses

A fundação da Banda Lira remonta a um documento oficial enviado à Câmara Municipal, solicitando apoio para a compra de instrumentos musicais. Os vereadores, ao atenderem aquele pedido, iniciaram sem saber uma trajetória que se tornaria a trilha sonora da cidade.

Desde então, a Banda Lira tem sido presença constante na vida comunitária guarulhense. Do antigo coreto em frente à Igreja Matriz até a participação em inaugurações, cerimônias públicas e eventos festivos, a banda consolidou seu papel como símbolo de pertencimento e memória coletiva. Há ruas e espaços públicos em Guarulhos cuja história se confunde com os sons e passos da Lira.

Ao longo de suas décadas de existência, a banda soube se reinventar. Nos anos 1960, passou a dialogar com o recém-criado Conservatório Municipal. A cada geração, enfrentou o desafio de atualizar-se sem perder sua essência. No centenário, sob a liderança de Lola Testai, foram criados os marcantes “Bailes da Saudade”, com foco na valorização dos músicos veteranos.

Hoje, sob a presidência de Gilmar Abbud, a Banda encara novos desafios: o envelhecimento do seu corpo artístico e da plateia. A resposta está na renovação do repertório e na formação de um grupo no estilo Big Band, que dialoga com públicos diversos e atualiza sua proposta artística.

Ponto de Cultura

Em 2024, a Casa da Lira, sede da instituição, foi reconhecida como Ponto de Cultura, e passou a abrigar cursos de produção cultural, reuniões de coletivos como AAPAH e MCLME, gravações do podcast Sotaque Guarulhense, exposições e atividades integradas ao World Creativity Day Guarulhos. No encerramento do Festival da Criatividade, no Sesc Guarulhos, a Banda apresentou sua nova formação e o repertório eclético que marca essa nova fase.

A Casa da Lira fica na rua Corina, 94 – Centro (paralela à Av. Paulo Faccini), onde está em exibição um acervo de fotos, documentos e registros sonoros que contam parte da história de Guarulhos por meio da música.

Notícias Relacionadas

GCM prende traficante com quase 700 porções de drogas no Jardim da Mamãe

Experimenta! 2025 divulga habilitados para o Hackathon e Pitch4Gru

Caminhões são apreendidos em Guarulhos por transporte irregular de resíduos