Você já se perguntou se o seu perfume favorito pode “estragar” como um alimento? A resposta é sim.
👃Só que não é do mesmo modo que uma banana ou um pedaço de pão. O perfume se degrada e perde qualidade ao longo do tempo.
🗃️ Armazenar o produto da forma correta, porém, ajuda a evitar que o perfume se deteriore mais cedo. Umidade, luz e calor são os maiores inimigos dos perfumes, de acordo com as especialistas consultadas pelo Guia de Compras.
⚠️ Caso o perfume tenha passado do prazo estabelecido pelo fabricante – ou seja guardado de forma errada – podem existir riscos mínimos à saúde.
📆 Qual é a data de validade? E os importados?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) requer que todo perfume à venda no país tenha uma data de validade “clara e visível” na embalagem.
Essa data é fornecida pelo próprio fabricante do perfume e pode variar.
“Em média, o prazo é de 48 meses, podendo variar. Isso vale para os perfumes nacionais e para os importados”, completa Lorena Dias, coordenadora de educação na empresa de cosméticos Coty Prestige Brasil
“Cada fabricante é responsável por determinar a validade com base em testes de estabilidade que avaliam como o produto reage ao tempo e a fatores como temperatura, luz e umidade”, comenta Ana Flora Marcon, perfumista da desenvolvedora de fragrâncias dsm-firmenich para a fabricante Casa Francis.
“Após a data de validade, o fabricante não pode garantir a qualidade, a segurança e o desempenho do perfume”, diz.
Vale notar que perfumes comprados no exterior vêm sem essa data de validade.
Perfumes importados de forma oficial devem ter a informação da validade em português.
👀 Como saber se o perfume venceu?
É preciso prestar atenção nos sinais visuais, olfativos e até mesmo no volume do perfume no frasco.
Dias, da Coty, completa dizendo que um dos ingredientes mais sensíveis nos perfumes é o álcool, um componente volátil, que evapora mais rápido.
A presença desses componentes voláteis pode fazer o perfume “diminuir de quantidade”, de acordo com Alessandra Romiti, assessora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Em caso de armazenamento inadequado, esses ingredientes secam mais rápido e deixam o perfume mais oleoso.
A embalagem do perfume também pode apresentar sinais de degradação, como ferrugem e corrosão no bico do spray ou tampa, segundo Dias.
🤧 Pode fazer mal para a pele?
“Se os produtos químicos no perfume puderem gerar substâncias químicas irritantes, existe a possibilidade de ter um quadro de irritação”, diz Romiti.
“Mas o mais comum é modificar o cheiro do perfume mesmo”, afirma a médica.
Entre as irritações possíveis, podem surgir alergias, vermelhidão, coceira ou ardência, informa Dias.
“Podem também causar manchas na pele, já que algumas matérias-primas degradadas podem reagir com a luz do Sol, aumentando o risco de manchas e hiperpigmentação, especialmente nos perfumes com óleos essenciais cítricos”, conclui a especialista.
📦 Como guardar o perfume da forma correta?
O ideal é mantê-los dentro de suas caixas originais, na posição vertical, e longe de áreas com umidade, luz e calor, como banheiros, onde estão mais expostos a variações de temperatura e umidade.
Também deixar em locais sem luz direta e com poucas variações de temperatura ajuda a prolongar a vida útil do perfume por mais tempo. Um bom lugar é dentro do guarda-roupas.
Veja a seguir uma lista com 12 perfumes unissex, masculinos e femininos. Os produtos custavam entre R$ 120 e R$ 750 nas lojas on-line pesquisadas no início de abril.
Fonte: G1